Translate this Page
ONLINE
2




Purgatório é Bíblico?

Purgatório é Bíblico?

Existe na cultura brasileira, de tradição católica, a crença no purgatório. O purgatório seria um lugar entre o céu e o inferno, onde os pecadores não chegaram a um nível suficiente de pecado para ir pro inferno e nem um nível de santidade suficiente para ir para o céu.

 

Assim ficariam por um tempo no purgatório para purificar seus pecados para depois ascender aos céus. O fogo do inferno e o fogo do purgatório teriam apenas uma única diferença. Que o fogo do inferno é eterno e do purgatório não.

 

Apesar de respeitar a cultura católica não comungo com essa crença por falta de embasamento bíblico. Geralmente as passagens usadas para tentar embasar essa crença são quando Cristo fala do pecado imperdoável e 1 Co. 3-15. Mas quando Cristo fala ela não faz referência ao purgatório. Ele faz referência ao inferno: ''nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo'' (Mc 3-29). Em 1 Co. 3-15 se trata de galardões e não de salvação.

 

Crer no purgatório é não crer na suficiência do sacrifício de Cristo na cruz do calvário. É acreditar que o sangue do cordeiro precisa de complementação. O próprio Cristo na cruz disse que estava consumado (Jo 19-30), ou seja, a obra necessária para a salvação estava feita. Outras passagens como Lc 19.10 também demonstram a centralidade e suficiência da salvação em Cristo. Veja:

 

''Esta é uma palavra fiel, e digna de toda aceitação , que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores , dos quais eu sou o princípal.'' 1Tm 1.15

 

''Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo'' Rm 8-1

 

''Por que o filho do homem que veio buscar e salvar o que se havia perdido'' Lc 19-10

 

Observamos ainda que a salvação é dicidida ainda na Terra (Hb 9-27). Tudo que possamos fazer em pról da nossa salvação, que façamos aqui e agora. Depois da morte só haverá dois destinos: céu e inferno. Um é maravilhoso e é um lugar de descanso. Outro não é nada bom e é um lugar de condenação. Não há terceiro caminho. Que você possa hoje optar por Cristo para que nele possa herdar as promessas de Deus, incluindo a salvação.

 

Curta nossa página JP- Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

 Devemos Guardar o Sábado?