Translate this Page
ONLINE
4




Jogos Vorazes e o Jovem Cristão

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes é uma trilogia para ninguém botar defeito. Ela consegue agradar variados tipos de gostos. Tem ação, romance, aventura, suspense, emoção e envolvimento com o público do início ao fim. São filmes que sabem falar a linguagem do povo, mas sem tornarem superficiais e simplistas. A personagem principal então te cativa de uma forma surpreendente. Não é atoa que é um sucesso de bilheteria. O que muitos não percebem é a lição para nossas vidas que podemos extrair desses filmes da trilogia (até agora trilogia, pois irão lançar mais continuações).

 

Na trama Katniss Everdeen se vê em um universo tirânico onde 13 distritos são controlados pela capital. O presidente da capital nada mais é do que um ditador que mantém seu poder através da opressão, da mentira e da ameaça. Talvez esse contexto do filme faça referência a independência dos E.U.A da Inglaterra (onde havia 13 colônias) e a eterna luta do povo americano pela liberdade. Para evitar uma revolta dos distritos contra ele, o presidente coloca em prática os chamados jogos vorazes. 

 

 

Esses jogos tinham o objetivo de apaziguar o povo e eram uma espécie de olimpíadas mortais. De cada distrito eram escolhidos representantes e depois eles eram colocados em um tipo de arena para lutarem até a morte. Apenas um poderia sobreviver no final e o evento era transmitido ao vivo para todos os distritos. Na arena além de enfrentarem uns aos outros, ainda enfrentavam perigos que eram colocados como lobos, veneno, vento ácido, tempestades e outras coisas.

 

No distrito de Katniss acabam escolhendo logo sua irmã para os jogos. É ai que começa o drama dela. Para defender sua irmã Katniss assume o lugar dela. Depois daquele dia sua vida não seria mais a mesma. Ela agora teria que sozinha enfrentar grandes desafios. Enfrentaria seus medos, suas limitações, a tirania, guerreiros fortes, a si mesma e a morte. Ela não poderia mais ser apenas uma menina normal. Ela teria que ser corajosa e fazer a diferença por onde passasse.

 

Da mesma forma o jovem cristão chega em um momento onde ele precisa tomar uma decisão. Ele percebe que a vida lhe trará grandes desafios e que não dá mais para continuar o mesmo. Ou ele toma verdadeiramente uma decisão por Cristo ou ele ficará para trás. Caso ele opte por Cristo enfrentará gigantes, mas Deus estará com ele. Assim como Katniss Everdeen tomou a decisão de ajudar sua irmã e seu povo, você pode optar por se tornar um instrumento de Deus e fazer a diferença por onde passar.

 

Agora você terá que ser corajoso, esperto e principalmente humilde. Se tem uma coisa que aprendi rápido na minha caminhada com Deus, é que nunca posso abandonar a postura de aprendiz. Mesmo que eu venha ser esperto ou forte, sempre haverá alguém ou algo usado pelo Diabo que é mais. Assim continuo procurando a cada dia crescer, evoluir e aprender com Deus e meus mentores. O Inimigo usará de várias artimanhas para te afastar da presença de Deus. Só aprendendo constantemente e se apoiando em Cristo você conseguirá vencer.

 

Ás vezes será uma mulher bonita, um show, a popularidade, o dinheiro, a bebida e aquilo que você mais almeja que o Inimigo usará para desviar seu foco. Outras vezes Satanás poderá tentar te oprimir com perseguições, calúnias, críticas, fofocas e outros ardis. Nessa hora seja determinado como Katniss. Não abra mão dos seus princípios bíblicos, de suas convicções de fé.

 

Caminhar com Cristo é uma grande aventura. Os jogos da vida são emocionantes e também perigosos. O importante é que você tome a decisão certa. A decisão de caminhar com Cristo e se tornar uma referência, um símbolo. Katniss se tornou um símbolo. Ela se tornou o Tordo, símbolo da revolução. Você também pode se tornar o símbolo da revolução contra o sistema deste mundo.

 

Curta nossa página JP - Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Somos Tão Jovens