Translate this Page
ONLINE
2




É certo dizer que não tem religião?

 Religião

Uma das frases mais ditas no nosso meio é: ''não tenho religião''. Bom se você for um ateu, agnóstico, deísta, ou alguém que acredita em Deus, mas não segue nenhuma doutrina você está certo. Porém se você é evangélico e diz isso você está apenas repetindo um jargão e jargões tendem a ser equivocados. E nesse caso, o jargão está completamente errado.

  Talvez você pense que é besteira corrigir isso e que não fará diferença alguma. Só que é ai que começa as heresias. Um simples conceito que não é bem entendido pode gerar dezenas de heresias.

Por exemplo, muito não compreendem totalmente o que é dízimo. Resultado: Inventaram o ''trízimo''. Isso mesmo, determinado pastor recolhia 30% do salário dos fiéis e fiéis acreditavam que estavam cumprindo um mandamento bíblico. Outros dizem que o dízimo não é mais para os tempos atuais (o que também é errado).  E uns ainda colocam o princípio do dízimo como principal princípio cristão em detrimento, por exemplo, do amor ao próximo.  Um único conceito mal entendido gerou várias heresias. Se quiser entender mais sobre dízimo click aqui.

A palavra religião vem do latim 're-ligare' que significa religar. Literalmente religião seria se religar com Deus. Outro conceito de religião do Doutor Émile Durkheim  seria: 'aquilo que está ligado com o sagrado'. Num conceito amplo religião seria qualquer coisa que você leve com muita devoção, por exemplo, ser fanático com seu time de futebol já seria uma religião.

Analisando materialmente a religião podemos observar duas características básicas nelas e sendo uma delas fundamental para sua existência:

 

CRENÇA EM DEUS (OU DEUSES) + DOUTRINA = RELIGIÃO 

 

O primeiro elemento até pode ser alguma vez dispensado como no caso do Budismo e do Confucionismo que não trazem ideias claras de um deus. Já o segundo está sempre presente. Uma doutrina é um conjunto de ensinos ligados á espiritualidade. No caso da crença em Deus, em algumas religiões poderia ser crença em deuses. Sendo assim, ser cristão também é ser religioso, pois possuímos crença em Deus e doutrina bíblica.

O que acontece é que se confunde religião e farisaísmo. Religioso com religioso hipócrita. Ou ainda religioso com fanático ou dogmático. Algumas pessoas pensam que ser religioso é ser apegado a aparência, rituais e hipocrisia.  Partindo dessa concepção a pessoa diz que não é religiosos, mas apenas seguidor de Cristo. Mas, como já demonstrado, seguir a Cristo também é religião. Uma religião voltada para o amor, justiça e verdade, mas que mesmo assim não deixa de ser religião.

Tanto o falso profeta ritualista e hipócrita como o cristão sincero são religiosos. A diferença é o que primeiro é religioso hipócrita e o segundo religioso sincero. Temos que se atentar para isso pois hoje algumas pessoas usam isso até para deixar de ir para uma igreja. No raciocínio deles se eles não tem que ter  religião, então não precisam de congregar. Veja que o mau entendimento  do conceito de religião já está gerando heresias. 

O certo é dizer ''não sou religioso hipócrita'', ''não sou fariseu'', ''não sigo ritualismo ou dogmatismo infundado'' etc. Algumas tentando justificar a ideia de não ter religião usam o texto de Tiago 1-27:

 

''A religião é pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, e está:visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e si mesmo guarda-se incontaminado do mundo.''

 

Não passa de um erro de interpretação. O verso citado não diz que não devemos ter religião. Pelo contrário confirma a religião. Tiago está ensinando a religião que aprendeu com Cristo: ajudar o próximo e  evitar o mundanismo. Se você ler o capítulo todo verá que ele está criticando é a religião hipócrita e não á religião em si. Ele mesmo era religioso.

Feitas essas considerações acredito que o erro está desfeito. Lembre-se de agora não dizer mais que não tem religião. Diga que tem religião e que é sincero nela. Que procura realmente viver os mandamentos de Cristo. E não apenas diga isso, viva de fato o que Cristo nos ensinou. O evangelho de Cristo é maravilhoso.

 

Leitura Recomendada: Religião, Dr. Jeremy Stangroom.

                                       Capítulo 1 da Carta de Tiago

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Qual é a Melhor Tradução da Bíblia?