Translate this Page
ONLINE
1





Efeitos da Cruz

Efeitos da Cruz

Efeitos da Cruz

Sabemos que Cristo morreu por nos na cruz do calvário, mas muitos não sabem corretamente os efeitos que a cruz produziu.  Desde os tempos bíblicos pessoas não compreendiam a mensagem da cruz. Alguns viam como loucura, outros ignoravam e os que entendiam tinham suas vidas transformadas (Rm 1:18). Somente entendendo os efeitos da cruz perceberemos o quanto ela é importante. A cruz é o coração do cristianismo e sem ela não há evangelho.

 

A propiciação é o primeiro efeito da cruz de cristo que quero tratar (Rm 3: 23-26).  Mesmo quando recebemos o conhecimento de Deus, nos como seres humanos temos a tendência de se voltarmos para o pecado. Isso atrai a ira de Deus para nossas vidas e ele se torna nosso ''inimigo''. A ira aqui é no sentido do atributo da santidade de Deus que não tolera o pecado. Deus é amor, mas também é justiça. Portanto, ele quer nos castigar pelos nossos erros (Rm 6:23). Através da cruz Cristo torna Deus Pai novamente propício a nos. Ou seja, a ira de Deus é apaziguada e voltamos a estar em paz com ele (Rm 5:1). É o homem voltando a ser amigo de Deus.

 

A justificação é outro efeito da cruz. Com as nossas próprias forças e inteligência não conseguimos se tornar justos diante de Deus. Todas as nossas boas obras são trapos de justiça perante o Senhor (Is 64:6). Por mais que tentemos nunca cumprimos toda a Lei de Deus. Assim sempre somos injustos. Deus por sua graça vem e nos justifica. Nos torna justos mediante o sacrifício de Cristo. Justificar é tornar justo. Justiça essa que não vem de nos, mas de Cristo. Somos revestidos pela justiça de Jesus de modo que quando Deus olha para nós enxerga ele (Rm 5:15).

 

O último efeito da cruz é a redenção (Rm 3: 24-25). O vocábulo grego usado para redenção 'lyô' que significa liberar ou alargar. Nos tempos bíblicos quando aplicado a seres humanos significava a liberação de obrigações ou contratos, como, por exemplo, a libertação de um prisioneiro. Estudiosos entendem que quando usado no Novo Testamento se refere ao pagamento da nossa dívida. Cristo na cruz pagou nossa dívida de pecados para nos dar liberdade. Deixamos de ser escravos do pecado para termos agora a oportunidade de uma nova vida (2 Co. 5:7).

 

O efeito da cruz é tríplice: propiciação, justificação e redenção. Antes da cruz éramos inimigos de Deus, injustos e escravos do pecado. Depois dela somos amigos de Deus, justos e livres. A cruz mudou as nossas historias pessoais e a historia da humanidade. Ela é o ponto de contato entre nos e a divindade. Que quando nos sentirmos acuados e sozinhos por causa das provações da vida, lembremos-nos da cruz. Mesmo com a toda dor e sofrimento ele foi até o fim. E um dia voltará para buscar sua igreja.

 

Curta nossa página Ministério Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Salvação e Galardão

Pecado Consciente e Inconsciente