Translate this Page
ONLINE
1




Como Conciliar Ministério e Profissão?

Existe uma parte dos cristãos que foi agraciada com o privilégio de poder viver apenas para o seu ministério. São estes cristãos aposentados, cristãos abastados, pastores ou obreiros de tempo integral que recebem salário da igreja deles, pregadores famosos e outros.

 

Nada contra tais pessoas. Esses devem louvar a Deus pelo privilégio que receberam e fazerem seu trabalho da melhor forma possível como gratidão. E cabe ressaltar, para não ser injusto com esses irmãos, que só o ministério já traz bastante coisa para fazer.

 

Mas a grande maioria dos cristãos precisa tentar conciliar uma vida de trabalho e estudos com o ministério. Eu mesmo, tento conciliar as duas, e te digo que não é nada fácil.

 

Conheço alguns cristãos que têm que as vezes que trabalhar 8 horas por dia e nos poucos momentos de descanso têm que preparar suas pregações e estudos bíblicos que ministram. Se você não é um pregador relaxado sabe o tanto que dá trabalho preparar uma pregação.

 

Outros ás vezes estão cursando um semestre na faculdade pegando entre 8 e 10 matérias e vivendo um verdadeiro terror com inúmeros trabalhos para fazer e ao mesmo tempo tendo que cuidar das atividades da sua igreja.

 

Há ainda aquelas irmãs que têm que cuidar de casa, filhos, marido, trabalharem fora e nas noites dirigem cultos da sua igreja.

 

Todas essas pessoas e outras são verdadeiros heróis e talvez você também esteja como eles. O relógio parece ser seu inimigo número um. O tempo para você está sempre apertado. Salomão tem um conselho para você:

 

 ''Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.'' Ec 3:1

 

A organização pode te ajudar bastante há conciliar o ministério e a vida secular. Separe um tempo para fazer suas atribuições ministeriais e outro tempo para fazer suas atribuições seculares. Há tempo para tudo, desde que saibamos nos organizar. Não é fácil, mas também não é algo impossível.

 

Outro ponto que pode te ajudar é ter prioridades. Ás vezes você que terá que deixar de fazer algumas coisas não tão relevantes para fazer aquelas que são mais importantes. Nem sempre dá para fazer tudo. Em regra, o Reino de Deus tem que ser a prioridade em nossas vidas, conforme Lucas 12:31. Mas excepcionalmente, possa ser que tenhamos que dar prioridade ao trabalho e/ou os estudos.

 

Lembre-se também que ser cristão é muitas vezes ter que fazer várias renúncias. Em dado momento você terá que renunciar parte dos seus momentos de lazer e descanso, se quiser conseguir conciliar ministério e trabalho. Não é necessário renunciar tudo, mas parte do seu lazer para cumprir um propósito maior.

 

Assim, mesmo que esteja difícil para você viver essa vida dupla, não desista. Cristo prometeu recompensar tudo aquilo que fizemos pelo Reino de Deus. O sacrifício que você faz hoje resultará amanhã em muitas almas para Cristo. Quando você vê o fruto do seu trabalho perceberá que tudo valeu a pena. Que o Senhor te abençoe e te dê forças para que você continue em frente.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Não Venda Sua Visão