Translate this Page
ONLINE
3




Por Que Sofremos?

Sofrimento

Esse assunto é um pouco complicado por envolver diretamente nossas emoções. Quem já passou por momentos difíceis sabe bem do que estou afirmando. Mas acredito que vale a pena tratar dele já que muitas pessoas tem dúvidas em relação a ele. Irei trazer uma abordagem teológica fazendo uso de textos bíblicos. Existe também uma abordagem filosófica. Para conferir essa abordagem adquira o livro de Alvim Platinga 'Deus, a Liberdade e o Mal'. Ele irá trabalhar a ideia de coexistência entre Deus e o mal filosoficamente.

 

Se nos atentarmos para o texto bíblico de 2 Co. 4-17 veremos que o sofrimento não é um fim em si mesmo, mas que produz bons resultados na pessoa que passa por ele.

 

''Por que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui execelente'' 2 Co. 4-17

 

Uma das grandes vantagens do sofrimento é que ele produz amadurecimento. Por mais que venhamos negar, a grande verdade é que se não fosse o sofrimento muitas pessoas seriam verdadeiros filhinhos mimados. Ao sofrer a pessoa percebe que nem tudo que ela quer irá ter. Ela passa dar valor até nas pequenas coisas da vida. Quem sofre tende a ver a essência da vida e a abandonar caprichos desnecessários. O ser humano só dá valor na vida quando sofre. Quando tudo está bem á pessoa se considera autossuficiente e despreza até mesmo pessoas que a ajudaram. Se quisermos amadurecer temos que aprender que o sofrimento nos ajuda com isso.

 

Em tempos de felicidade e prosperidade não queremos buscar a presença de Deus. Vamos pouco ou não vamos á igreja. Não oramos e nem estudamos a palavra de Deus. O sofrimento aparece então como uma forma de nos tirar do comodismo espiritual. Na hora da dificuldade com certeza virá a vontade de ir a igreja e de orar. Iremos ao monte e faremos campanhas. A necessidade nos leva a Deus e restaura o nosso devocional com ele. Infelizmente não há como negar que essa é a nossa realidade, mas o ideal é que tivéssemos compromisso com Deus independente da situação. Como não temos o sofrimento está ai para nos despertar.

 

O sofrimento também te prepara para o propósito de Deus. Em Jeremias 18-1 vemos a figura do oleiro e seu vaso. O oleiro trabalha e molda o vaso como quer. Se ele vê uma rachadura, quebra e refaz o vaso. Assim é Deus com seus servos. Para te tornar o profeta, o pastor, o líder, o empresário ou qualquer outra coisa que ele queira primeiro ele trabalha em você através do sofrimento. Só com o sofrimento somos quebrados e perdemos a soberba. No meio do sofrimento ele te faz um grande homem ou mulher Deus.

 

O sofrimento melhora seu caráter em geral. Como vemos em Eclesiastes 7-3 o sofrimento melhora o coração. Passando pelo sofrimento você aprende a ter empatia com outros que também estiverem sofrendo. Moisés depois de 40 anos no deserto abandonou um caráter de um homem assassino e adotou um caráter de homem mais manso da Terra. Jó depois de muitos sofrimentos e humilhações passou a conhecer a Deus verdadeiramente e não somente de ouvir falar. José do Egito depois de ser vendido como escravo e ser preso deixou de ser o menino inocente que contava seus sonhos proféticos. Passou a ser um governador esperto que cuidava de todo o reino de Faraó. O caráter deles todos foi tratado através do sofrimento.

 

Talvez hoje você passe por um sofrimento e não entenda. Não se desespere. Dentre toda essa dor e tempestade Deus tem um propósito maior. Hoje talvez seja realmente difícil de entender por conta das fortes emoções, mas amanhã ou mais tarde você começará a ver a mão de Deus agindo em seu favor. Assim como o pai ás vezes tem que dar umas palmadas no filho para que ele aprenda alguma lição, Deus permite que passamos por coisas ruins para que cresçamos. Você não ficará a vida toda sofrendo. Se acalme, no momento certo Deus te honrará em meio a essa situação turbulenta.

 

Curta nossa página JP - Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Não Venda Sua Visão