Translate this Page
ONLINE
1




O Jogo Baleia Azul e o Jovem Cristão

Baleia azul é um jogo macabro advindo do exterior que tem influenciado milhares de adolescentes no mundo todo. O jogo é composto de 50 desafios que envolvem automutilação, assistir filmes de terror, passar noites sem dormir e outros. A última tarefa é o suicídio. O jogo é jogado através de redes sociais como Facebook e WhatsApp. No Brasil já houve várias vítimas. As vítimas geralmente são adolescentes depressivos, mas jovens também já participaram.

 

O jovem cristão não está imune a este tipo de coisa por dois motivos: 1- nem todo jovem cristão é realmente convertido e 2- depressão não é frescura e nem necessariamente é fruto de possessão ou opressão demoníaca.

 

No primeiro caso percebemos que muitos jovens estão na igreja apenas por pressão dos pais ou por alguma conveniência como amigos ou namorada(o). Sem um relacionamento sólido com Deus se tornam mais vulneráveis a pensamentos negativos e assim a ficarem depressivos e estando depressivos a entrarem em um jogo como esse. O que a igreja pode fazer aqui é procurar desenvolver atividades que não sejam voltadas somente para o entretenimento, mas que busquem também cultivar uma vida de oração e estudo bíblico no jovem. O entretenimento deve ser usado para atrair, mas depois que o jovem está na igreja ele precisa de algo mais profundo. Além, é claro, a igreja deve ficar atenta ao menor sinal de que algum de seus membros pode estar depressivo. Encontrando um ela deve ajudá-lo com oração e orientação e não condená-lo.

 

No segundo caso percebemos uma profunda ignorância (falta de conhecimento) por parte de alguns cristãos sobre o assunto. Segundo a Organização Mundial de Saúde quando uma pessoa apresenta um profundo estado de tristeza constante por mais de duas semanas já pode ser diagnosticado com depressão. Depressão não é frescura, mas uma doença cientificamente comprovada. Ela até pode ser fruto de opressão maligna já que o Diabo oprime e escraviza mesmo as pessoas, mas assim como nem toda doença física é fruto de ação dele nem toda depressão é causada por ele. Dessa maneira, até mesmo o jovem cristão verdadeiramente convertido pode passar por um momento difícil e acabar ficando depressivo e consequentemente pode participar de um jogo como esse. A igreja aqui deve também auxiliar os jovens que aparecerem tristes na igreja e comunicar aos parentes comportamentos suspeitos.

 

Se você é um jovem cristão, tem tido pensamentos negativos (até mesmo suicidas) e quer sair disso confira algumas dicas:

 

1- Ore: a oração é uma das melhores formas de colocarmos para fora tudo aquilo que está dentro do nosso coração. Muitas vezes tudo que precisamos é apenas desabafar sobre nossas lamúrias e decepções. Em Deus encontramos a melhor pessoa para fazer isso. Nos temos a certeza que ele nos compreenderá e não sairá no dia seguinte contando para todo mundo. Quando você estiver triste ore a Deus no seu quarto que depois você se sentirá bem melhor. A oração é um remédio para a alma.

 

2- Ocupe seu tempo: o dito popular de que ''cabeça vazia é oficina do Diabo'' é uma grande verdade. Se você passa muitos momentos da sua vida no ócio, sem fazer nada, há uma tendência de que comece a pensar besteiras. Procure participar do grupo de jovens da sua igreja e outros departamentos como de evangelização e teatro, participe de um trabalho voluntário, leia um bom livro ou qualquer outra coisa sadia que distraia sua cabeça e te canse um pouco. Com menos tempo sem fazer nada ficará bem mais difícil de você ter pensamentos negativos.

 

3- Pratique exercícios físicos: futebol, academia, natação, artes maciais, vôlei, corrida e muitas outras atividades físicas são ótimas para melhorar sua imagem (você perde uns quilinhos) e ainda faz com que seu corpo libere certas substâncias que produzem em você sensação de bem estar e melhoram assim sua autoestima.

 

4- Tire a lupa dos seus problemas: ás vezes em momentos de desespero enxergamos os nossos problemas maiores do que realmente eles são. Não devemos negligenciar os nossos problemas, mas temos que ter em mente que temos um Deus ainda maior ao nosso lado e que o desespero só piorará a situação. Lembre-se que você é jovem e que muita coisa que hoje você considera o fim do mundo pode considerar amanhã ou mais tarde apenas um desconforto.

 

Para que o artigo não fique muito grande vou me ater apenas a essas dicas. Elas valem também para você jovem que não é cristão. Se você quiser pode pedir oração e orientação na página contatos do nosso site. Estamos a disposição. 

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Como Usar a Internet de Forma Sadia?