Translate this Page
ONLINE
1




Entrevista com Vantuir Santos

Vantuir Santos

Segue abaixo uma breve entrevista com Vantuir Santos do blog Ler é Bom Demais sobre seitas e heresias. No seu blog ele se destaca pela maneira humilde e ao mesmo tempo corajosa, que crítica de heresias das seitas até extravagâncias do nosso próprio meio evangélico. 

 

1- Qual é o seu conceito de seita?

Considero da seguinte forma; seitas são aqueles grupos de pessoas que acreditam e pregam heresias. Talvez dos muitos motivos que vemos a interpretação sem contexto seja a pior heresia de uma seita.

 

2- No seu blog você relata que já fez parte de uma igreja que pregava muitas heresias. Conte-nos um pouco sobre essa experiência.

Eu conheci Jesus ainda muito jovem e sempre fui muito envolvido na música. Teologia foi algo que só busquei após meu casamento com 24 anos. As regras que aprendia na igreja eram cumpridas mais por medo, do que por conhecimento. Pouco se ensinava sobre os motivos das regras e muito se ensinava sobre o que aconteceria se elas não fossem cumpridas. Quando tive minha primeira filha as dúvidas começaram a surgir, e junto com elas a curiosidade e as respostas que até então eu desconhecia. Quando era unicista a pregação do batismo em nome de Jesus era algo que se pregava todos os cultos. A violência em palavras que era empregada e as críticas as igrejas trinitárias era marcantes. Até que um dia escutei a oração de um irmão, pedindo ao Pai em nome de Jesus, foi o que me chamou a atenção e despertou o interesse de ouvir o lado dos trinitarianos. Um presbítero da AD me mostrou alguns versículos e eu me encantei com a quantidade de provas, e o principal o contexto do plano de salvação que os unicistas anulam de uma forma cruel.

 

3- Hoje a maioria dos evangélicos não conhece as doutrinas fundamentais do cristianismo ortodoxo (como, por exemplo, a Trindade). Por que você acha que isso acontece?

Existem vários motivos. Destaco o principal: As igrejas não se preocupam mais em ensinar sobre isso. Como eu disse os unicistas fazem isso todos os cultos, mas as igrejas trinitárias não consideram isso tão importante assim. Acho que tem outros motivos envolvidos aparentemente mais "lucrativos".

 

4- Você acha que um cristão deve estar preparado para debater com hereges?

Não diria debater, mas todos deveriam entender melhor os motivos de sua fé estando prontos para defendê-la (1Pedro 3-15).

 

5- Qual seita você considera mais perigosa para desviar cristãos da verdade bíblica na atualidade?

Acho que todas se os lideres conduzem o povo a heresia. Já não é tão importante a quantidade de heresias de uma denominação, mas o quanto ela se disfarça e não parece ser. Tenho visto irmãos idolatrando conjuntos unicistas sem ao menos saber que por trás das letras existe um sentido duplo. Isso sim é perigoso.

 

6- Qual sua opinião a respeito do ecumenismo onde pastores, padres e pais de santo têm feito celebrações juntos?

Eu acredito que é possível que haja reuniões, discussões e até acordo em determinados temas entre representantes religiosos e pastores, mas nunca deve haver celebrações. Olhando por uma ótica mais crítica isso tem acontecido dentro das igrejas também, pois que diferença há entre os religiosos e seus ídolos e entre os "crentes" e seus ídolos?

 

7- Qual sua opinião a respeito daqueles que dizem que a verdade é relativa e que a salvação pode ser encontrada em todas as religiões?

Digo que esses tais não acreditam na Bíblia.

 

8- O que você acha dessas igrejas que dizem que a homossexualidade não é pecado?

Digo a mesma coisa da pergunta anterior.

 

9- O que você pensa sobre a Teologia da Prosperidade? Por que ela tem crescido tanto em nosso meio?

A doutrina da prosperidade tem como objetivo ganhar adeptos e não almas. A culpa na maioria das vezes é de pastores que deixam de pregar a verdade, para se render ao "glamour". É só dar uma olhada nos templos que estão construindo por ai (e não estou me referindo ao Edir) hehe

 

10- A Escola Bíblica é importante para o cristão aprender identificar heresias, mas há uma estimativa que diz que 70% dos cristãos brasileiros não participam dela. Por que isso acontece?

Por não ser considerado algo importante. Eu lembro que na igreja unicista em todos os cultos se faziam perguntas: Como é o nome do Pai? Como é o nome do Filho? Como é o nome do Espírito Santo? E o povo respondia todos juntos. Se você perguntar em um culto hoje por que não batizamos pelos mortos, por que não lavamos os pés e mais grave ainda por que vamos ao culto poucos darão a resposta. Talvez os alunos da EBD respondam.

 

11- Qual a melhor forma de dialogar com as Testemunhas de Jeová?

 A melhor forma é mostrando a Bíblia em seu contexto. Versículos isolados são facilmente refutados pela maioria das TJ´s.

 

12- Quem você acha que é o maior apologista brasileiro?

Para citar um nome eu teria que ser coerente e nomear um assembleiano (risos), mas acredito que não é por ai. Embora eu não domine o inglês vou atrás daqueles que mais me parecem próximos com o contexto bíblico. Para não ser vago, meu pastor é um grande professor.

 

13- Que livro sobre seitas e heresias você recomendaria?

 Além da Bíblia Sagrada? Leia quantos puder e veja opiniões diferentes. Peça ao Espírito Santo entendimento. Ainda tenho dúvidas sobre muitas coisas, mas minha busca por respostas me levou para mais perto de Deus.

 

14- Que recado você deixa para os leitores que estão com dúvidas sobre as doutrinas pregadas pelas igrejas deles?

Algo que acontece muito nas "igrejas" que criam regras e doutrinas que não estão na Bíblia, é usarem a profecia e a revelação para embasar suas heresias. Eu diria que procurem na Bíblia, se não houver um contexto bíblico para a regra é heresia. Lembrem-se quem lê um texto fora do contexto cria um pretexto.

 

Deus abençoe e espero ter colaborado.

 

Curta nossas página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Igreja ou Seita?