Translate this Page
ONLINE
1




O Cristão Pode Se Divorciar?

Fomos surpreendidos recentemente com a notícia do divórcio dos jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes, mas não pense que isso tem acontecido apenas no meio secular. É cada vez maior o número de divórcios no meio cristão e até mesmo entre pastores. Mas afinal o que a Bíblia Sagrada estabelece a respeito do divórcio entre evangélicos?

 

Bom, as escrituras são claras com relação ao casamento. Ele é o ideal de Deus para o ser humano. É o princípio bíblico que preconiza a união sexual, financeira, espiritual e psicológica entre um homem e uma mulher.  E é por isso que a quebra desse entrelace desagrada a Deus. Vejamos o que estabelece Malaquias 2:16:

 

''Eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel...''

 

Portanto, Deus abomina o divórcio. É vergonhoso ver muitos pastores largando as mulheres de sua juventude para ficarem com uma mais nova e mais bonita. E do mesmo modo é vergonhoso ver cristãos conhecedores da palavra de Deus que se separam por incompatibilidade de genes ou qualquer outra banalidade. Mas você pode pensar: ''existe alguma situação em que o divórcio seria permitido?'' Vejamos novamente o que estabelecem as escrituras:

 

''Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério e o que casar com a repudiada também comete adultério'' Mt 19:9

''Mas, se o descrente se apartar, apartar-se. Neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; Deus os chamou para a paz.'' 1Co. 7:15

 

As únicas situações onde o divórcio é permitido biblicamente são quando há adultério ou abandono (quando o marido ou a esposa vai embora de casa por livre vontade) conforme demonstrado nesses textos. É importante lembrar que mesmo no caso de traição, ainda há a possibilidade de o traído perdoar se assim quiser e achar necessário. E o segundo casamento, por conseguinte, também é permitido quando ocorrer algumas dessas exceções.

 

Dessa forma, oremos pelo caso dos jornalistas, mas lembremos de dar exemplo. Se o seu casamento está em crise, lute pela restauração dele. O divórcio é um dos piores inimigos da família nos últimos tempos. Sejamos bíblicos e não banalizemos o casamento.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Ideologia de Gênero