- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Doutrina Cristã
- Contribua
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
2 |






Universalismo é heresia?

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" Jo 14;6
Universalismo é a doutrina que preconiza que, no final, todas as pessoas da Terra serão salvas. Para esta corrente dita cristã, independentemente da religião, do credo e das atitudes das pessoas, o sacrifício de Cristo será aplicado a todos no pós-morte. Ela é diferente do arminianismo clássico, que diz que Deus oportunizou na cruz a salvação para todos, mas para que os efeitos dela sejam aplicados a uma pessoa, ela precisa confessar Jesus como Senhor e Salvador pessoal.
O universalismo é muito compatível com a nossa cultura atual, que é bastante relativista, porém ele possui uma série de problemas. Ele simplesmente desestimula a evangelização. Para que evangelizar se, no fim, todos serão salvos mesmo de qualquer jeito? Ela também desmotiva a santificação. Por qual motivo mudar de vida se no pecado a pessoa também será salva? Veja como tal ensinamento não faz o menor sentido.
Para as escrituras, a salvação se dá por meio de Jesus Cristo (Jo 14:6). O indivíduo que quiser ser salvo precisa se arrepender de seus pecados, acreditar de coração que ele ressuscitou e confessar com a boca Jesus como Senhor (Rm 10:9). Isto é o que é ensinado pela doutrina cristã, salvação por meio da fé em Jesus. As escrituras dizem para nós respeitarmos as demais religiões e ao nosso semelhante, contudo nos alertam que sem Jesus não tem como ninguém entrar nos céus.