Translate this Page
ONLINE
4





Discipulado contra heresias

Discipulado contra heresias

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:31-32

 

Discipulado é o ato de ensinar durante meses ou até anos um cristão para que tenha um caráter mais parecido com Cristo. Ele se difere do ensinamento da escola ou acadêmico (embora estes também sejam muito importantes), pois ele não é só teórico, mas também prático e voltado para a vida, em vez de ser voltado para o mercado de trabalho. Esta parte prática se dá no convívio do discipulador com o discipulado por meio de cultos na igreja, passeios da igreja, dias de evangelização e eventos como congressos.

 

Discipulado foi o que Jesus fez com os doze apóstolos durante cerca de três anos. Ele ensinava a teoria e a prática, andando com eles por toda a Judéia. Eles o presenciavam pregando, ensinando, operando milagres, expulsando demônios, ajudando mulheres, conversando com amigos e debatendo com os fariseus. O resultado disso é que, depois disso, os doze apóstolos foram reconhecidos como excelentes líderes cristãos, pregaram o evangelho e ajudaram muitas pessoas.

 

O problema de muitos cristãos é que nunca receberam discipulado ou foram discipulados por líderes que têm a mentalidade da Teologia da Prosperidade (mentalidade que diz que tudo que importa é ser rico), mesmo que nem todos sigam formalmente a Teologia da Prosperidade. Assim, por exemplo, estes cristãos não reconhecem quando erram, não gostam de estudo bíblico, desprezam mulheres, desprezam pobres, gostam de seitas e heresias, mentem, enganam pessoas, fazem tudo por dinheiro etc. Muitos nem percebem que são assim por causa da cegueira espiritual.

 

Nem todos os pastores seguem a mentalidade da Teologia da Prosperidade e, por isso, nem todos os cristãos são dessa forma. Eu mesmo discipulei jovens que hoje são obreiros e pastores. Eles sabem da importância do dinheiro, mas não se esquecem do espiritual e da família. Também tenho amigos pastores que se contentam com o salário (prebenda) da igreja ou procuram um trabalho de meio período para complementar a renda. 

 

O discipulado é algo muito importante. Embora não torne ninguém perfeito, ajuda a pessoa a ser mais próxima de Cristo. Aqui na internet não dá para eu discipular ninguém, o discipulado por ter parte prática precisa ser presencial, mas dá para combater as heresias e explicar as principais temáticas da fé cristã. A parte teórica você encontra aqui no blog com facilidade. Só ela já melhora um pouco suas atitudes e te previne das seitas. Que Deus abençoe sua vida e ministério.