- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Doutrina Cristã
- Contribua
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
1 |






Má interpretação gera heresia?

''Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos.'' Judas 1:3
Interpretação bíblica é algo muito importante. Na Bíblia Sagrada encontramos as verdades de Deus para as nossas vidas. Porém, a Bíblia Sagrada é um livro que, nas mãos erradas, pode ser usado para criar heresias. Eu te trago aqui algumas dicas de interpretação mais voltadas para a área de Apologética. Confira:
1- leia as escrituras toda semana. Às vezes você não tem condições de ler as escrituras todo dia, mas leia pelo menos algumas vezes na semana. Se não conseguir ler a Bíblia Sagrada toda, leia pelo menos o evangelho de Mateus. Ele resumirá para você os ensinamentos de Jesus, que são base para todos nós. Sem conhecer pelo menos um pouco as escrituras, você não conseguirá interpretá-las.
2- a Bíblia é um livro cristológico: Jesus é o principal tema da Bíblia Sagrada. Ele é referenciado nela em sua maior parte. Tudo nela tem que ser interpretado à luz de sua pessoa e de seus ensinamentos. Isso não significa dizer que os evangelhos são mais inspirados pelo Espírito Santo, mas sim reconhecer que o Antigo Testamento em suas profecias apontava para Cristo. E que o Novo Testamento é o cumprimento e interpretação das profecias do Antigo Testamento. Muitas das seitas tiram a centralidade de Cristo.
3- cuidado com versículos isolados: seitas e hereges adoram interpretar a partir de um versículo isolado. Eles podem dar o sentido que quiserem a ele. Você precisa lê-lo no sentido dos versículos que estão acima e dos versículos que estão abaixo. Isto se chama contexto imediato. Ao terminar de interpretar um versículo, você precisa ainda pensar se aquilo contradiz o ensinamento geral da Bíblia Sagrada. Se contrariar, refaça a interpretação para um melhor entendimento. Lembre-se de que estou falando de interpretação, não de pregação. Você pode pregar apenas um versículo. Não há problema nisso. É até melhor, dependendo do tempo que você tem para pregar.
Vou ficar apenas nestas dicas para que o artigo não fique muito grande. Má interpretação pode gerar sim diversas heresias. Sempre que for orar, peça a Deus sabedoria para entender as escrituras. Você não será enganado por ninguém. Lembre-se de que, segundo a doutrina cristã, a Bíblia é a nossa regra de fé e prática. Que Deus abençoe sua vida.