Translate this Page
ONLINE
1





A visão henoteísta é bíblica?

A visão henoteísta é bíblica?

Êxodo 15:11 (NAA): "Ó Senhor, quem é como o senhor entre os deuses? Quem é como o senhor, majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, que realiza maravilhas?"

 

Henoteísmo é a crença de que existe um deus maior, superior, e de que existem outros deuses também, porém de poder menor. Esta crença se difere do monoteísmo, que acredita que existe apenas um Deus, e do politeísmo, que acredita na existência de vários deuses iguais. São exemplos de religiões henoteístas o hinduísmo, a religião védica antiga, o atonismo e a religião greco-romana clássica.

 

De acordo com a doutrina cristã e com as escrituras, existe apenas um único Deus. Este Deus se revelou aos patriarcas (fundadores) de Israel e aos profetas como YHWH, Yahweh ou Javé, e outras nomenclaturas como Adonai. Embora este Deus seja único em essência, nele existem três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esta crença cristã da Trindade ainda está dentro do monoteísmo, mesmo não sendo um monoteísmo como no judaísmo.

 

Em algumas passagens bíblicas parece dar a entender que o henoteísmo é bíblico, como por exemplo quando usa a expressão ''Deus dos deuses'' em textos como Dt 10;17, Sl 136:2 e Js 22:22. Esta expressão não indica que a Bíblia acredita que existam outros deuses menores, mas sim que estes deuses são falsos e que o Deus de Israel é o único verdadeiro. Existem vários textos bíblicos que dizem isso claramente, como Is 45:5, Is 44:6 e 1 Co. 8:4.