Translate this Page
ONLINE
3





O que é o teísmo aberto?

O que é o teísmo aberto?

''Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;'' 2 Timóteo 1:9

 

Teísmo aberto é a crença de que Deus não conhece o que vai acontecer no futuro. Para esta corrente de pensamento, Deus sabe apenas possibilidades baseadas nas nossas atitudes. Quem defende esta linha argumenta que, se Deus souber de todas as coisas que vão acontecer, não existirá liberdade humana. É uma forma de raciocínio que adentra o campo da Filosofia também.

 

Todavia, este raciocínio é falacioso. Uma pessoa pode saber que algo ruim ou bom irá acontecer, ter poder para impedir que isso aconteça e ainda assim não fazer nada e respeitar a liberdade do outro. É o que acontece com Deus. Ele já sabe tudo que as pessoas irão fazer, mas não interfere em tudo para que as pessoas tenham suas liberdades respeitadas e não se tornem robôs.

 

Biblicamente, o pensamento do teísmo aberto também não faz sentido e pode ser considerado herético. Em Isaías 46: 9 e 10 Deus demonstra conhecer todas as coisas de antemão e ainda usa isso como uma forma de mostrar sua diferença para com os falsos deuses. 2 Timóteo 1:9 revela que ele já sabia da queda do ser humano desde sempre e que, por isso, preparou o resgate de Cristo na cruz. Não há saída para o teísmo aberto.