Translate this Page
ONLINE
3





O que é uma seita?

O que é uma seita?

2 Pedro 2:1: "Assim como houve falsos profetas no meio do povo, assim também haverá entre vocês falsos mestres, que introduzirão secretamente heresias destruidoras...".

 

Seita, no sentido teológico, é um grupo que prega heresias. Geralmente, é um grupo menor dissidente de um grupo maior. Por exemplo, o próprio cristianismo, no início, era considerado, por alguns, uma seita do judaísmo. Muitas vezes também são atribuídas às seitas características de radicalidade. Algumas delas proíbem seus membros de terem amizade com pessoas de fora da seita, afastam eles dos familiares e dizem que somente a instituição deles detém toda a verdade.

 

Quando uma seita cresce e modera suas práticas, pode vir a ganhar status de religião. No caso de uma seita cristã, ela precisará aproximar suas práticas do que está contido na palavra de Deus. Se não, mesmo crescendo, continuará tendo status de seita. Por isso, não se engane, existem seitas que moderam suas práticas e são aceitas pela sociedade, mas, mesmo assim, continuam sendo seitas por irem contra preceitos fundamentais da Bíblia Sagrada.

 

Seitas precisam ser combatidas no âmbito argumentativo, senão podem crescer e se tornar o novo paradigma. Elas podem dominar as igrejas e destruir completamente a vida espiritual delas. Lembre-se de que Deus não faz aquilo que é para o ser humano fazer. Experimente ir fazer uma prova sem estudar antes. Provavelmente você irá reprovar. Da mesma forma, se não orarmos e defendermos a fé cristã, as seitas e heresias se multiplicam e se tornam como a areia da praia.