Translate this Page
ONLINE
5





Deuteronômio foi escrito por Moisés?

Deuteronômio foi escrito por Moisés?

''Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã'' Deuteronômio 34:1

 

O livro de Deuteronômio (quinto livro da Bíblia e do chamado Pentateuco) traz uma incógnita. A tradição atribui a autoria deste livro a Moisés, por volta de 1400 a.C., quando Moisés tinha 120 anos, porém o capítulo 34 deste livro narra a morte de Moisés. Isso leva muitos críticos da Bíblia a negarem a autoria mosaica, argumentam que o livro foi escrito durante o período do rei Josias por diversas pessoas.

 

Os críticos da Bíblia asseguram que aqui nesta passagem há uma clara contradição bíblica. Porém, geralmente, quando vemos uma contradição bíblica, estamos lidando com um erro de interpretação ou de tradução (lembrando que cabe ao crítico demonstrar a contradição que ele alega). Por isso, existem saídas para este problema.

 

A primeira saída era que Moisés era profeta e assim Deus mostrou para ele como seria sua morte e ele escreveu. A filosofia naturalista nega esta possibilidade, mas nós não somos obrigados a aceitá-la. A segunda saída seria que Josué ou algum ancião de Israel escreveu apenas o último capítulo de Deuteronômio para que o livro não ficasse sem uma conclusão. Estas duas saídas mantêm de pé a hipótese de que Moisés escreveu Deuteronômio, referendada pela tradição.