- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Doutrina Cristã
- Contribua
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
2 |






O que Aristóteles pensava sobre Deus?
"Ao Senhor, o seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe.'' Deuteronômio 10:14
Bom, se você quer saber algo sobre Deus de maneira filosófica e se quer defender a existência dele, precisa entender o pensamento, pelo menos um pouco, dos principais sábios da Grécia: Sócrates, Platão e Aristóteles. O último deles trabalhou um argumento para a existência de Deus. Ele trabalhou o argumento do Primeiro Motor Imóvel. Aristóteles, em seus estudos, observou que existe um movimento contínuo no universo.
Por exemplo, você existe porque seus pais geraram você e seus pais existem porque foram gerados por seus avós e assim sucessivamente. Chegará um momento em que iremos parar no primeiro homem, que para Bíblia foi Adão. Dessa mesma forma, seria o universo. Se observarmos regressivamente, chegaríamos no Primeiro Motor Imóvel. Algo que não poderia ser causado por nada, mas que seria causador de tudo, inclusive do universo. Para Aristóteles, essa causa seria imaterial, atemporal e inteligente.
Esta descrição se aproxima bastante do Deus da visão cristã bíblica. O Deus cristão existe para além da matéria e do tempo e é um ser inteligente. Além disso, o Deus cristão é amoroso e benevolente, que provou o seu amor por meio da vinda de seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por nós na cruz do calvário. Em Aristóteles, este Deus também é o bem supremo.
Eu espero que você tenha entendido. Que Deus abençoe sua vida e seu ministério.