Translate this Page
ONLINE
2





Pode Deus na Ciência?

Pode Deus na Ciência?

''Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir.'' Salmos 139:6

 

Muitas pessoas questionam por que a Ciência não trata claramente de Deus, por que Deus não é utilizado como hipótese explicativa. Isso se dá por ser o método científico neutro e naturalista. Ou seja, não deve tomar partido sobre a questão metafísica se Deus existe ou não e deve procurar explicações naturais para os eventos nela estudados, sem fazer considerações espirituais e religiosas.

 

Imagine alguém ir ao médico e ele disser que a pessoa está com demônio? Um médico nunca fará isso. Ele procurará alguma explicação naturalista. Se não achar, no máximo dirá que ainda não encontrou uma causa para o problema da pessoa até o dado momento. O cientista não pode tomar partido pelo Islã, pelo catolicismo, pelas igrejas evangélicas, pelo hinduísmo, pelo ateísmo etc. É diferente do filósofo, este sim pode falar claramente de Deus.

 

Contudo, Deus não é excluído da Ciência. Ele não pode estar no método, mas pode estar no coração de cada cientista, de cada pessoa que trabalha com a Ciência. Ciência não implica necessariamente em ateísmo, mas sim em neutralidade e profissionalismo. Deus é glorificado quando um cientista cristão faz novas descobertas, quando um cientista entrega seu coração para ele. Neste sentido, pode Deus na Ciência. A fé cristã também é racional. Segundo a doutrina cristã, Deus existe e se revelou por meio da pessoa de Jesus Cristo.