- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Doutrina Cristã
- Contribua
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
15 |






O que é apologética bíblica?

A Bíblia Sagrada diz claramente, em passagens como Marcos 16:15 e Mateus 28:19, que nós temos uma missão neste mundo, anunciar Jesus como salvador e seu ensinamento como modo de viver. Uma das formas de se fazer isso é por meio da Apologética. Apologética é a defesa da fé cristã, da doutrina de Cristo (divindade de Cristo, Trindade, autoridade da Bíblia Sagrada, salvação pela fé, humildade, perdão, entre outras), de acordo com os preceitos bíblicos.
Porém, essa apologética precisa ser feita de acordo com o que é exposto nas escrituras sagradas para que seja feita de maneira correta. O texto que geralmente trago para tratar isso é 1Pe 3:15;
''Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,'' grifos acrescidos
O primeiro ponto é que, para uma boa apologética, Cristo tem que se fazer presente em nossas vidas. Isso significa santificá-lo em nossos corações. Ele precisa ser nosso guia juntamente com a pessoa do Espírito Santo. O segundo ponto tem a ver com estudo. Para explicarmos e defendermos a fé cristã, é preciso leitura da Bíblia Sagrada e de bons livros. A leitura dá embasamento para nossas crenças.
O terceiro ponto é a mansidão. É preciso ter paciência para debater e dialogar com pessoas de outras crenças. Sempre quando falo de Apologética, alguns pensam que sou uma pessoa má, que odeio quem não é da minha fé e que só faço amizade com gente da minha igreja. Nada disso é verdade. É possível fazer boa apologética respeitando a crença e a dignidade das outras pessoas, embora considerando que elas estejam erradas. Às vezes a defesa da fé termina em confusão porque o outro interlocutor não respeita o apologista, apelando para xingamentos e ofensas. Isso faz com que o apologista tenha que se defender.
O quarto e último ponto é o temor a Deus. A defesa da fé precisa ser feita respeitando os mandamentos de Deus e os propósitos divinos. É preciso orar antes de se participar de um debate ou palestra. Deus pode ajudar uma pessoa nos seus estudos e interlocuções. Temer a Deus é o princípio da sabedoria e da boa apologética.