Translate this Page
ONLINE
2





Unicismo

Unicismo

Unicismo

 

  Nesta série a sã doutrina tem sido defendida e heresias têm sido desmascaradas. Chegou a hora de refutarmos a heresia unicista. O unicismo é defendido no Brasil principalmente pelo Grupo ''Voz da Verdade''. Grupo este que tem uma música maravilhosa e isso é incontestável. A questão é que pessoas que cantam bem existem até no mundo. Precisamos passar o unicismo pelo crivo bíblico e só assim saberemos se ele é certo ou não.

 

  O unicismo é a crença na existência de apenas um Deus e uma só pessoa da divindade. O Unicismo é contrário à doutrina da Santíssima Trindade. Para essa teoria só existe Jesus que se manifestou uma hora como o Pai, outra hora como ele próprio Jesus e outra hora como o Espírito Santo. Os unicistas acreditam em três manifestações de uma mesma divindade e não em três pessoas de uma mesma divindade como prega a doutrina da Santíssima Trindade. Para eles (os unicistas) o Pai, o Filho e o Espírito Santo são apenas três manifestações diferentes na historia de Jesus. É uma verdadeira distorção do evangelho. Veja a refutação de alguns argumentos usados por eles para respaldar sua tese:

 

1-''A palavra 'Trindade' não existe na Bíblia''.

 

  A palavra ''unicismo'' também não aparece na Bíblia Sagrada. 'Trindade' é uma terminação teológica para exprimir um ensinamento bíblico implícito.

 

2-''Trindade é politeísmo''.

 

  Errado. Politeísmo é crença em vários deuses e a Trindade prega um único Deus em essência. A característica trina é na personalidade deste mesmo Deus. Não é um monoteísmo estrito, mas não chega a ser politeísmo. 

 

3-''Jesus disse que ele e o Pai eram um''

 

  Parcialmente verdadeiro. Jesus realmente disse isso (João 10-30), pois em essência Deus é único, mas é em personalidade que ele é trino. Essa passagem em nada dá respaldo para o unicismo. Numa outra passagem Jesus disse que rogarei ao Pai que enviasse o Espírito Santo demonstrando a Trindade (João 14-16). Na primeira passagem ele fala da essência divina única e na segunda da tripersonalidade.

 

4- ''Não consigo entender a Trindade e por isso ela não existe''

 

Não entender algo não significa que ela não exista. Não entendemos Deus completamente e isso não quer dizer que ele não exista. A Trindade é um dos pontos divinos que não entendemos completamente, mas podemos entender parcialmente. É só para olhar para o nosso Estado. Possui três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Todos esses poderes são diferentes em funções e interdependentes. Mas não existe três Estados. É apenas um único Estado com três poderes diferentes. Da mesma forma é Deus.

 

Passagens como Lucas 22-42 e João 14-16 sepultam o unicismo. Na primeira passagem Jesus disse que rogará ao Pai para enviar o Espírito Santo, dando claramente a ideia de uma substituição de uma pessoa da Trindade por outra para acompanhar os discípulos. Na segunda passagem Jesus conversa com o Pai. Negar a Santíssima Trindade é dizer que Jesus estava esquizofrênico conversando só. Nos primeiros capítulos de Gênesis a palavra Deus aparece no original como ''elohim'' que indica a pluralidade da personalidade divina.

 

Conclusão: Não há respaldo bíblico para unicismo. A Bíblia Sagrada do inicio ao fim fala sobre Trindade. Devemos combater essa heresia biblicamente e vigiar com os pregadores desta heresia. Ao ver uma mensagem ou palestra negando a Trindade não podemos levar a sério tal mensagem. E caso você for o pastor não convide, mas essa pessoa que dissemina o unicismo. A Trindade é uma doutrina fundamental na salvação. Se você for unicista não se ofenda. Estamos apenas discutindo ideias e não pessoas. E lógico, pense e reflita sobre isso.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

O Que é Apologética?