Translate this Page
ONLINE
1





Debate sobre Deus

Debate sobre Deus

Debate sobre DeusO filme 'Deus Não Está Morto' lançado recentemente no Brasil trouxe a tona o debate sobre a existência de Deus. Tema esse que tem sido negligenciado pelas igrejas brasileiras. Muitos cristãos em lugares como a universidade e a internet tem sua fé constantemente atacada. Sem estarem preparados pela igreja, nisso muitos tem sua fé enfraquecida e alguns até chegam virar ateus.

 

A doutrina sobre a existência de Deus é talvez a principal doutrina cristã. Uma vez que não existindo Deus não há como acreditar em doutrinas fundamentais como ressurreição de Cristo, inerrância bíblica, pessoalidade divina, perdão de pecados e outras doutrinas importantes para a fé cristã. Sendo assim não há como mais a igreja brasileira negligenciar este debate. Precisa treinar seus pastores, obreiros, jovens e irmãos para serem aptos em apologética (defesa da fé).

 

A existência de Deus não pode ser provada cientificamente da mesma forma a sua inexistência também não pode. Entretanto pode-se demonstrar a existência de Deus racionalmente através de argumentos filosóficos. Ou seja, no plano cientifico (laboratório, experimento, repetição, falseamento etc) não há como debater sobre Deus, mas no plano filosófico (lógica, razão, argumentação, análise, pensamento etc) é possível. Durante dois mil anos de cristianismo filósofos de ambos os lados tem apresentado argumentos. Provando Deus através de argumentos racionais se estabelece uma alta probabilidade dele existir e torna posição teísta (quem acredita em Deus) mais plausível.

 

Também não há como provar Deus através da Bíblia Sagrada. A Bíblia Sagrada já parte da ideia de que Deus existe. O que é completamente normal já que acreditamos em Deus para depois acreditar na Bíblia Sagrada e não o contrário.

 

Alguns dizem que a crença em Deus é uma questão de fé. E realmente é uma questão de fé, mas também é questão de razão. Fé e fideísmo são conceitos diferentes. Na fé embora nem sempre haja uma evidência direta do que se acredita, existe pelo menos um contexto onde há indícios permitindo a crença. No fideísmo se acredita simplesmente porque se quer acreditar. Nele as pessoas acreditam até no que se tem evidências contrárias como, por exemplo, a crença que Elvis não morreu mesmo havendo um túmulo com um corpo. O fideísmo é loucura, a fé pode se unir a razão.

 

Como evidência da existência de Deus gosto sempre de citar o trabalho do filósofo William Lane Craig. Ele traz em seu livro 'Em Guarda' cinco bons argumentos em prol da existência de Deus. Confira:

 

1- Argumento Cosmológico de Kalam

Trata da criação do universo que aponta para um criador.

 

2-Argumento da Sintonia Fina

A incrível sintonia fina do universo desafia a coincidência e dá amostras de um projetista inteligente do universo.

 

3- Argumento da Moralidade Objetiva

Os valores morais objetivos provam Deus, uma vez que somente ele poderia estabelecer um padrão de certo e errado.

 

4- Argumento da Ressurreição

As evidências da ressurreição de Cristo apontam para um Cristo divino.

 

5- Argumento da Experiência com Deus

Deus poder ser conhecido e experimentado de forma imediata por aqueles que o buscam.

 

Estudando cada um desses argumentos você terá sua fé fortalecida em Deus. Você encontra uma explanação mais aprofundada deles no livro 'Em Guarda' de William Lane Craig. Neste vídeo aqui você encontra uma explicação em vídeo sobre o argumento cosmológico.

 

Os argumentos ateístas em geral não são consistentes. O melhor argumento ateísta talvez seja o problema do mal. Para eles se Deus existisse não haveria tanta dor e sofrimento no mundo. Mas como Craig demonstra, a existência do mal é na verdade uma evidência da existência de Deus. Sem Deus não haveria qualquer fundamento moral para chamar algo de mal.

 

A igreja já não pode permanecer desatualizada. Em um tempo onde a fé cristã tem sido atacada no campo moral, histórico, social, político e filosófico precisamos nos aprofundar em nossa fé. Como Paulo fez em Atenas devemos demonstrar que o 'Deus desconhecido' (desconhecido para este mundo) é sim o verdadeiro Deus. Como vemos nos debates de William Lane Craig, difícil não é. Só basta mais um pouco de atenção da igreja e de dedicação por parte de cada um de nós.

 

Curta nossa página JP - Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Argumento Cosmológico