Translate this Page
ONLINE
1




Jesus foi Criado?

Jesus

 

  'Jesus foi criado', é a ideia advogada pelas 'Testemunhas de Jeová', pelo 'Apóstolo' Valdomiro Santiago e por muitas seitas na atualidade. Essa heresia surgiu ainda no século IV com o professor Ario, formador do chamado Arianismo. Ele dizia que Jesus não era eterno mas, num determinado momento, foi criado por Jeová. Negando assim, a Santíssima Trindade e colocando Jesus como criatura e não criador. A heresia foi combatida pelos teólogos da Igreja e não teve respaldo entre os cristãos. Entretanto, como mostrado, ela não foi eliminada totalmente e vários segmentos ainda a professam.

 

Quando examinamos a Bíblia Sagrada vemos que Jesus é Deus Poderoso e Pai da Eternidade, portanto eterno (João1-1 e Isaías 9-6). Sendo a segunda pessoa da Trindade sempre existiu e nunca foi criado. Ele foi o agente da Criação e nele habita corporalmente toda plenitude da divindade (Cl 2-9). Em hebreus 7-3, ele é comparado com o sacerdote Melquisedeque fazendo alusão que ele não tinha começo e nem fim. Em João 8-58 Jesus se declara como o grande ''Eu Sou'', mesmo título de Jeová no AT(Ex 3-14). Segundo o teólogo de Princeton James Montgomery Boice, ''Eu Sou'' significa que Cristo é auto-suficiente, auto-existente e eterno.

 

Algumas passagens podem, a princípio, dar a entender que  Jesus foi criado como Miquéias 5-2 e Colossenses 1-15. Quando aprofundamos o estudo levando em conta o contexto e tipo de linguagem usada no texto, percebemos que de maneira nenhuma eles dizem que Jesus foi criado.  Vejamos Miquéias 5-2:

 "E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."

 

A profecia trata da vinda do Messias que salvaria Israel. Dizia que viria de Belém (Belém-Efrata é o nome mais antigo de Belém). A palavra ''origens'' usada na profecia leva a muitos acreditarem que Jesus embora sendo pré-existente a encarnação, foi um dia criado.  Temos que observar a linguagem usada na profecia que é claramente poética. Por isso a palavra ''origens'' é usada. Mas de maneira nenhuma o texto está querendo induzir que Cristo foi criado. Só olhar o fim da profecia que diz ''desde os dias da eternidade''. Jesus é eterno. Vejamos agora Colossenses 1-15:

 

''O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação''

 

Dever ser esclarecido que na Bíblia Sagrada primogênito não significa apenas primeiro mas também exaltação, o mais importante. No salmo 89-27 fala de Davi que era o filho mais novo e seria elevado a posição de primogênito, o mais importante. Esse versículo diz que toda criação faz alusão a ele e não que ele faz parte da criação. Dizer o contrário é contradizer Cl 2-9 e o próprio versículo 18 deste capítulo que coloca Cristo como cabeça e primogênito, ou seja, que tem primazia sobre as coisas. E nessa hora resta ainda Provérbios 8-22 usado desesperadamente pelos advogados da tese 'Jesus foi criado':

 

''O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos."

 

A passagem fala da sabedoria e eles dizem que essa sabedoria é Jesus. Como a sabedoria foi criada, segundo eles, então Jesus foi criado. Não há evidências bíblicas que a sabedoria seja Jesus. E mesmo se houvesse, a sabedoria não foi criada pois se estabelece desde a eternidade(Pv 8-23). O sentido de princípio nesse versículo é outro.

 

Conclusão= Jesus é eterno e jamais foi criado. Não leve a sério pregadores que disseminam este tipo de ensino e muito menos convide-os para pregar em suas igrejas. Crer que Jesus é Deus e nunca foi criado, está intimamente ligado com sua salvação. Se você acredita na criação de Jesus, não se ofenda, te convido a rever seus conceitos.

 

Conteúdo Relacionado

Unicismo

Resposta a Unicista

'Testemunhas de Jeová'- Introdução