Translate this Page
ONLINE
15





Por Que Estamos Adoecendo?

Por Que Estamos Adoecendo?

Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita, nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. (Josué 1:6-9)

 

Muitas pessoas questionam por que tanta gente está doente hoje com depressão, transtorno de ansiedade, bipolariedade, burnout, narcisismo, esquizofrenia, stress pós-traumático e outras. A verdade é que essas doenças sempre existiram, só ainda não tinham sido estudadas e catalogadas pela Ciência. Outro fator importante é que a explosão das redes sociais divulgou elas. Até mesmo muitos artistas estão sofrendo com essas patologias e divulgando nas redes.

 

Mas o que causa elas? A vida em sociedade atual está cada vez mais difícil. Nosso sistema previdenciário não é bom, nosso sistema de saúde (mesmo o particular) passa por vários problemas, a carga tributária é alta (cerca de 32% daquilo que produzimos), nossa política ficou parecida com torcida de futebol, muitos estão desempregados ou em subempregos, nossa religião em parte se tornou mercantilista, nossos relacionamentos têm se tornado descartáveis, a nossa exposição nas redes sociais está cada vez maior e estamos constantemente sob pressão no trabalho e no estudo. Não vou nem tratar dos diversos traumas familiares existentes.

 

Tudo isso e mais outros fatores aliados com as predisposições genéticas causam as diversas doenças existente hoje em dia. Em minha pós-graduação em Psicologia estudei Psicopatologia (matéria que os psicólogos e psiquiatras estudam para identificarem e tratarem doenças). A quantidade de doenças é tão alta que é difícil que você que está lendo não tenha uma delas. Porém, se você tiver em um grau baixo que não atrapalhe sua vida social, não há problema.

 

A espiritualidade também afeta a sua mente. Ser cristão não te torna imune a doenças, mas só o fato de você ter fé alivia um pouco qualquer sofrimento que você possa ter. Ler a Bíblia e orar são práticas também terapêuticas. Muitos cristãos têm deixado a vida espiritual de lado ficando mais suscetíveis a doenças mentais. A fé, se exercida de maneira moderada, é um remédio para a sua alma.

 

Por fim, o sedentarismo também é um problema. Quando nos exercitamos são produzidas em nossos corpos substâncias que geram em nós tranquilidade e bem estar. Além disso, o exercício físico evita a obesidade melhorando a autoestima. O sedentarismo contribui muito para que adquiramos e permaneçamos com essas doenças. Ele aumenta o stress, a ansiedade, o pânico, o pensamento dúbio, entre outros problemas.