- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
14 |
Explicações Científicas e Explicações Teológicas
Quero neste artigo desfazer um mito existente no senso comum que explicações teológicas e explicações científicas são necessariamente excludentes e conflituosas. Nada mais falso.
Um exemplo deste tipo de entendimento seria a origem da vida. A Bíblia Sagrada diz que Deus criou as primeiras formas de vida, enquanto as teorias bioquímicas dizem as primeiras formas de vida surgiram de reações químicas. Através dessas reações o físico se tornou orgânico.
Assim, se essas teorias forem verdadeiras será que isso significa que Deus não criou a vida? Claro que não. Deus pode ter criado através dessas reações químicas. A Bíblia diz que Deus criou, mas não entra em pormenores sobre como se deu esse processo de criação.
Outro exemplo seria o caso das chuvas. Antes, no paganismo, se pensava que os deuses traziam as chuvas, mas depois se descobriu que é apenas a água que evapora e se acumula nas nuvens e depois, através de reações químicas, desce em forma de chuva.
Porém, isso impede, por exemplo, que uma determinada chuva no nordeste seja fruto de resposta de orações? Não, pois Deus pode guiar o processo da chuva para ela descer na época da oração.
Para que o artigo não fique muito grande vou parar por aqui, mas na parte 2 irei tratar sobre um exemplo bíblico muito importante para o perfeito entendimento deste tema.