Translate this Page
ONLINE
1




Conselhos aos Jovens Pregadores

Jovens Pregadores

Lembro-me que quando tomei uma decisão por Cristo, de verdade e sem hipocrisias, procurei outros jovens cristãos sinceros na igreja para compartilhar minha fé. Infelizmente, não pude encontrar tais jovens. A maioria dos jovens cristãos que conhecia eram até piores do que os que estavam no mundo. Decidi então que eu mesmo iria influenciar outros jovens para que esses pudessem servir a Deus. Hoje, para glória de Deus, já existem até outros jovens pregadores que eu pude contribuir com alguma coisa para que eles se firmassem em Cristo. Mas não são só os que eu de alguma forma influenciei que estão pregando. Nos tempos atuais vários jovens pregadores usados por Deus têm surgido. Alguns estão caminhando para serem grandes pregadores da palavra de Deus e outros infelizmente talvez estejam necessitando de aconselhamento. Veja alguns conselhos importantes que tenho para eles.

 

Um dos primeiros quesitos que não pode faltar em um pregador da palavra de Deus é a humildade. Alguns dos jovens que começam a pregar hoje falham nesse ponto. Conhecem bem a Bíblia Sagrada e são cheios do Espírito Santo, porém é preciso ir com calma. Alguns já cobram para pregar. Prática essa antibíblica (Mt 10-9) e que nem pregadores mais velhos deveriam praticar e que dirá jovens. Muitos não aceitam serem repreendidos pelos seus pastores já achando que são autossuficientes. Com o tempo passam a discutir de maneira orgulhosa e desnecessária com outros irmãos assuntos banais. O bom jovem pregador aprende com Cristo que por mais que venha ser usado por Deus, ele tem que continuar sendo o menor de todos em suas atitudes e no seu viver cristão.

 

Outro erro que costumo ver é abandonarem suas congregações. É obvio que alguém que tem vocação para ser pregador não poderá ficar só na sua igreja. Essa pessoa tem mesmo que deixar Deus o levar aonde for da sua vontade. Mas mesmo assim ele precisa pelo menos uma vez por semana estar na sua igreja. O jovem pregador tem que contribuir para o crescimento da sua igreja local. Os jovens da igreja local precisam dos jovens pregadores para os terem como referências. Congregar é fundamental para você jovem pregador crescer espiritualmente e desenvolver seus dons. Eu sei que alguns pastores gostam de prender pregadores e isso é também errado. Só que a solução nesses casos é tentar conversar com eles para se chegar a um acordo e não ser ausente da igreja completamente.

 

Alguns jovens sonham em serem jogadores de futebol e por isso se dedicam ao futebol exclusivamente. Nessa esperança de serem jogadores abandonam os estudos e não procuram ter uma profissão. No fim apenas uma minoria consegue realizar o sonho e a maioria se frusta sem ter outra coisa para recorrer. Isso é uma besteira muito grande. O certo é correr atrás do sonho, mas sem esquecer os estudos. Caso tudo não corra como esperado pelo menos a pessoa terá o estudo. Para ser pregador é do mesmo jeito. Pregue a palavra de Deus e não deixe de estudar procurando ter alguma profissão. Paulo era um grande pregador, porém nunca deixou de trabalhar e estudar (2Ts 3-10). Até creio que algumas pessoas foram chamadas para viver da obra, contudo elas são exceções e não a regra. Tem muita gente dizendo que foi vocacionada para viver do ministério sem ter realmente essa vocação. Caso algum dia ele te chame para viver do que ganhar no ministério com certeza não faltará nada. Até lá procure ter uma profissão.

 

Se esforce para ter uma boa formação bíblica. Nada de ficar falando apenas chavões e imitando pregadores famosos. Pregue dentro do estilo que Deus desenvolver em você. Estudar a Bíblia Sagrada e ler bons livros de teologia é primordial para ser usado por Deus. Pregar exige uma preparação espiritual e também intelectual. Billy Graham, que é um dos maiores pregadores da palavra de Deus da atualidade ainda vivo, disse que se tivesse mais três anos de vida estudaria dois e pregaria um [1]. Lembre-se que por você ser jovem muitos terão preconceito e questionarão sua capacidade. Dessa forma você tem que demonstrar ter conhecimento bíblico para compensar a falta de idade. Se brincar tem que conhecer até mais do que os pregadores mais velhos. Saia desse negócio de ficar só ouvindo outros pregadores e vai estudar direto na fonte que é a palavra de Deus. Ela é um livro tão rico que estudando ela você sempre terá uma mensagem nova para trazer ao povo.

 

Entenda você que é um jovem pregador que não é meu objetivo desestimular você de pregar. Pelo contrário, alegra muito meu coração saber que existem outros jovens pregadores assim como eu tentando fazer a diferença. A questão é que é um ministério muito sério e alguns cuidados são mais do que necessários. Muitos outros conselhos eu poderia trazer, mas esses já trazem alguns pontos essenciais. Meu desejo é que você venha ser usado por Deus cada dia mais. Agora tome cuidado para não se perder sem perceber. Não se venda ao sistema. Pregue sempre a verdade mesmo que isso te traga perseguições. Como dizia Lutero é melhor uma masmorra com Cristo do que um trono sem ele [2]. Ame a verdade, ame o próximo, ame a palavra de Deus e seja um pregador devoto ao seu chamado. Nesses últimos dias Deus tem levantado um exército de jovens pregadores.

 

Notas

[1] Disponível em: larissadonascimento.blogspot.com.br/2013/08/gerando-o-melhor-dos-melhores.html Acesso em 25/02/2015

[2] Disponível em: pensador.uol.com.br/frase/ntm5njmx Acesso em 25/02/2015

 

Curta nossa página JP - Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Como Ler a Bíblia?