Translate this Page
ONLINE
2




Cuidado com a Conjectura

Conjectura BíblicaAqui vai uma dica muito importante para você que gosta de ministrar a palavra de Deus. Pregar é bom, mas é um ministério que exige cuidados. Um desses cuidados é o respeito pelo texto bíblico. Devemos deixar a própria Bíblia Sagrada interpretar a si mesma. Não podemos colocar uma ideia como verdade que não é defendida pelo contexto bíblico.

 

Alguns pregadores empolgados em suas pregações começam a conjecturar sobre mistérios bíblicos, fatos bíblicos que temos poucas informações, fatos não relatados, acontecimentos de evangelhos apócrifos e outras coisas. Essas conjecturas muitas vezes deturpam o texto bíblico e criam várias heresias. Um bom ministro do evangelho deve fugir disso.

 

Não é proibido conjecturar, porém é preciso tomar cuidado para a conjectura não criar um ensinamento que deturpe o texto bíblico. Se você fizer uma conjectura própria deixe claro que a conjectura é sua e que não é o que o texto bíblico diz claramente. Se a conjectura for de um teólogo diga o nome dele. Se a conjectura for de estudo da ciência histórica esclareça isso também para seus ouvintes.

 

Vejamos alguns textos importantes:

 

''Cuidado meu filho nada acrescente a eles...'' Ec 12-12

 

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro".  Ap 22-18 e 19

 

''Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.'' Pv 30:5 e 6

 

Vários textos bíblicos como esses demonstram como devemos ter uma boa interpretação bíblica. E essa interpretação correta só vem através da oração e do estudo da Hermenêutica (Ciência da Interpretação). Só assim faremos uma boa exegese (interpretação formal) do texto. 

 

Você que é pregador, professor ou apenas gosta de estudar/comentar a Bíblia Sagrada se verdadeiramente amar a palavra de Deus, a partir de agora tomará todo o cuidado com a conjectura bíblica. Não é preciso acrescentar nada a ela. Ela por si só é poderosa e capaz de transformar vidas. É capaz de alcançar o mais profundo de nossos corações.

 

Curta nossa página JP - Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

8 Dicas para Você Entender a Bíblia