- Ministério Jovens Bíblicos
- Editor e Visão Ministerial
- Conheça o Nosso Tik Tok
- Interpretação e Validade Bíblica
- Artigos Teológicos
- Defesa Argumentativa da Fé
- Perguntas de Leitores
- A Arte de Pregar
- Debates Bíblicos e Filosóficos
- Devocionais
- Finanças
- Pentecostalismo
- Escola Dominical
- Direito e Religião
- Arminianismo
- Resenhas de Livros
- Liderança Cristã e de Jovens
- História da Igreja
- Oração e Evangelização
- Filosofia
- Ciência e Saúde
- Artigos Para Jovens
- Redes Sociais
- New Articles In English
- Como Lidar Com a Depressão? (E-book)
- Área de Alunos
- Deixe Seu Recado
- Contatos
|
12 |
O Pastor Como Mestre das Escrituras
''E vos darei pastores segundo o meu coração, as quais vos apascentarão com ciência e inteligência.'' Jr 3:15
Em Efésios 4:11 vemos uma lista de dons ministeriais: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. No que concerne aos dois últimos ministérios muitos exegetas (interpretes da escritura) não colocam eles como ministérios distintos, mas como dois aspectos de um mesmo ministério.
Ou seja, para eles existe a figura do pastor-mestre. Alguém que exerce a função pastoral dominando a arte do ensino da palavra de Deus. Isso é algo fundamental levando em consideração também que 1 Timóteo 3:2 coloca que o pastor deve ser apto para ensinar.
O pastor-mestre pode ser a solução para o problema que enfrentamos hoje de igrejas de espiritualidade vazia e que praticam muitas heresias. O pastor que leva o ensino a sério não terá aquele pensamento pragmático de que o que importa é estar com a igreja cheia independente de que se esteja pregando o verdadeiro evangelho ou não. Até mesmo sua pregação tende a ser mais fundamentada na Bíblia Sagrada e menos em suas próprias ideias.
Veja a importância que o pastor-mestre tem em 1Tm 5:17:
''Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.''
Ou seja, os obreiros que trabalham no ensino, incluindo ai o pastor-mestre, são de destaque para o Senhor e são dignos de honra dobrada. O Senhor sabe que o ensino é um dos fundamentos da igreja e não pode de forma alguma ser negligenciado. É ele que dá toda a base estrutural para um bom desenvolvimento da obra de Deus. Feliz é a igreja que tem um pastor-mestre para dar prioridade ao ensino em vez de, por exemplo, ao entretenimento.
Se você já pastor e quer se tornar também um mestre da palavra de Deus para benefício da sua igreja confira algumas dicas:
1- Leia e estude a Bíblia Sagrada todos os dias. Este vídeo abaixo te ensina qual é a melhor maneira de ler a Bíblia Sagrada.
2- Ore a Deus pedindo sabedoria.
3- Leia bons livros. Eu indico um que fala a respeito dos maiores pregadores da historia: Heróis da Fé do Orlando Boyer. Ele está disponível nesse link aqui.
4- Procure participar de cursos, conferências e palestras. São ótimos para quem quer aprender e crescer.
Essas dicas valem também para quem não é pastor e quer se tornar. Oremos por mais pastores que também sejam mestres. A igreja do Senhor Jesus agradecerá.
Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:
Conteúdo Relacionado