Translate this Page
ONLINE
3





5 Características de Jesus

5 Características de Jesus

 

''E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.'' Mt 16: 13 ao 16

 

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre a personalidade de Jesus. Existem muitas ideias que são divulgadas por aí a respeito dele, mas aqui você perceberá como realmente ele era. Eu tomo como base as informações contidas nos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Estes quatro evangelistas fizeram relatos sobre a vida e obra de Jesus. Se discute na crítica textual (área da Bibliologia) se foram eles mesmos que escreveram estes evangelhos, mas isso é tema para outros artigos. Por hora, o que importa é que estes livros sintetizam o ensinamento e a vida do maior homem da história.

 

1- Jesus era amoroso: Jesus não julgava as pessoas pelo seu passado, mas sim pelo que elas faziam no presente. Ele dava uma nova chance para elas. Gostar de uma pessoa não é ter atos de emocionalismo que não levam a nada, mas sim enxergar o que ela tem de melhor e incentivar ela na jornada espiritual. Jesus transformou o ladrão Zaqueu em homem honesto, o impulsivo Pedro em apóstolo e o falso religioso Nicodemos em um homem bondoso.

 

2- Jesus era firme: Jesus não era uma espécie de budista que vivia ''zen'', calmo a todo momento. Ele também não era um desequilibrado que saia por aí atacando todo mundo, sem ter um bom motivo. Ele estava no meio-termo. Quando era necessário, ele se irritava e chamava a atenção das pessoas. Exemplos disso são quando repreendeu os cambistas do templo e quando chamou a atenção dos discípulos que não conseguiam orar com ele no monte, já perto de sua entrega para os romanos.

 

3- Jesus era pacífico, mas não pacifista. Ou seja, Jesus não procurava conflitos, mas não fugia daqueles que eram inevitáveis. Após iniciar seu ministério, vivia em conflito com os falsos religiosos e principalmente com Satanás (o verdadeiro inimigo). Ele orava, vigiava (estar atento) e ensinava as doutrinas divinas para combater o mal.

 

4- Jesus não atacava a religião alheia, mas também não era relativista: você, lendo os evangelhos, nunca irá ver Jesus atacando a religião das outras pessoas, mas também ele não era relativista. Ele deixava bem claro que ele era o caminho para a salvação. Ele respeitava as pessoas, mas não deixava de falar a verdade para elas.

 

5- Jesus era considerado um ''fora da lei'': hoje em dia, depois da divulgação do Cristianismo no mundo, vemos ele como uma boa pessoa e o reconhecemos como Deus. Na época dele, ele era visto por alguns como criminoso por quebrar a lei do sábado e ensinar o povo. Era acusado pelos fariseus de enganar a população. Mesmo assim, ele não se importou com o que pensavam dele e continuou a fazer a vontade do Pai.

 

Que possamos seguir o exemplo de Jesus. Devemos ser amorosos e obedientes a Deus. Devemos procurar a paz, quando possível, como Jesus fez. Contudo, não devemos parar de anunciar a realidade do evangelho. Jesus ama você e quer o seu bem-estar espiritual, físico e psicológico. Aprendamos com Cristo.