O que é inspiração bíblica do Espírito Santo?

O que é inspiração bíblica do Espírito Santo?

''Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.''  2 Tm 3:16

 

Inspiração bíblica é a crença de que o Espírito Santo direcionou os escritores bíblicos nos seus conceitos e princípios éticos, históricos e espirituais. Assim, quando um escritor bíblico colava na Escritura que idolatria é pecado, este conceito não era dele, mas advindo do Espírito Santo, embora sua cultura e estilo de escrita fossem respeitados. Na maioria das vezes, Deus falava com o escritor bíblico através de sonhos e visões e, dessa forma, ele sabia qual era a vontade de Deus.

 

Inerrância bíblica é a crença de que a Bíblia Sagrada, nos seus autógrafos (os documentos originais escritos pelos profetas, evangelistas e apóstolos), não possui erros doutrinários e históricos. Ela não se aplica para às cópias e traduções (nelas pode haver erro). Exemplo: o autógrafo diz que Jesus nasceu em Belém e lá ensinou que era o salvador. Isso quer dizer que a doutrina de Jesus ser o salvador não pode estar errada e nem mesmo o fato de ele ter nascido em Belém.

 

Obs: os autógrafos não existem mais, porém existem milhares de cópias deles, o que permite a reconstrução científica de cada um deles. 

 

A inerrância é uma crença que decorre da inspiração bíblica, uma vez que não faz sentido dizer que o Espírito Santo direcionou algo e ainda assim aquilo conter erros. A inerrância e a inspiração da Bíblia fazem parte da doutrina cristã.