Translate this Page
ONLINE
20





Casamento e Divórcio

Casamento e Divórcio

Mensagem enviada por leitor. Eu não revelarei seu nome para manter a discrição.

 

Fui casado, me separei e casei novamente com uma pessoa da igreja. Eu não sabia que Deus não aprova um novo casamento. Quando me casei fui saber da verdade já depois de casado. Nesse caso eu estou vivendo em adultério. Eu devo ficar com a que eu estou agora ou voltar para a primeira esposa?

 

Olá, irmão Roberto (nome fictício). Algumas igrejas ensinam que não pode haver divórcio em nenhuma situação porque elas são a favor da família e assim desejam desmotivar divórcios. E de fato a família é muito importante.

 

Porém, a Bíblia Sagrada permite o divórcio em caso de adultério (Mt 19-6) e abandono (1Co. 7-15). E ainda se discute a possibilidade em caso de agressão física, pois do que adiantará a pessoa permanecer casada se estiver correndo risco de ser espancada até a morte? A Bíblia também ensina a respeito do princípio da vida. Nós temos que interpretar a Bíblia Sagrada de maneira principiológica.

 

Mesmo se você se separou fora dessas hipóteses você já terminou aquele relacionamento. Você não está em pecado, mas cometeu um pecado quando se separou ilicitamente. Ou seja, é como alguém que cometeu idolatria. A pessoa pecou, mas pode agora construir uma nova história. Você tem que se arrepender e não separar mais dessa que você estar agora.

 

O rei Davi cometeu adultério com a mulher do seu soldado Urias. E o que aconteceu depois? Ele se arrependeu e recebeu o devido castigo pelo seu pecado, mas continuou com a sua esposa Bateseba. Inclusive deste relacionamento surgiu o sucessor de Davi: Salomão.

 

Assim, que você possa dar agora continuidade ao seu casamento e que Deus abençoe sua jornada.