Arminianismos e Calvinismos?

Arminianismos e Calvinismos?

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.'' João 3:16

 

Arminianismo é a crença de que Cristo morreu por todos e que o cristão pode perder a salvação pela apostásia (renúncia da fé). Calvinismo é a crença de que Cristo morreu pelos eleitos e de que a salvação não pode ser perdida (se a pessoa desviou, é porque nunca foi salva de verdade, segundo esta teoria). Porém, existem várias vertentes dentro do arminianismo e do calvinismo que diferem um pouco uma da outra. Conheça as principais:

 

Arminianismo clássico: o homem é totalmente depravado pelo pecado e não possui livre-arbítrio quanto à salvação, sempre escolhe o pecado. Contudo, quanto escuta a pregação do evangelho, recebe a iluminação do Espírito Santo e apenas neste momento pode aceitar ou não o evangelho. Sem a iluminação do Espírito Santo, ele não consegue aceitar a mensagem do evangelho.

 

Arminianismo semipelagiano: é a vertente influenciada pelo heresiarca Pelágio. O homem é parcialmente depravado pelo pecado e assim pode escolher aceitar ou não a mensagem da cruz.

 

Arminianismo wesleyano: vertente criada pelo famoso teólogo e evangelista John Wesley. O homem é totalmente depravado pelo pecado, mas quando Cristo morreu na cruz, foi liberada graça preveniente (iluminação do Espírito Santo) pelo mundo todo. De sorte que agora todos podem aceitar o evengelho.

 

Calvinismo infralapsariano: Deus primeiro previu a queda de Adão e aí decretou que alguns seriam salvos e outros não. 

 

Calvinismo supralapsariano: antes de prever a queda de Adão, Deus já tinha decretado a salvação de alguns e o perecimento de outros.

 

Eu espero que você tenha entendido mais sobre este assunto. Ele está explicado de maneira simples para que você possa compreender. Deus te ilumine nos estudos e na vida espiritual.