Translate this Page
ONLINE
5




Só Há Liberdade em Cristo

Liberdade

Algumas pessoas costumam confundir liberdade com libertinagem. Liberdade é o ato de fazer o que se quer sem ultrapassar o limite da responsabilidade, libertinagem é o fazer o que se quer ultrapassando o limite da responsabilidade chegando ao ponto de prejudicar a si mesmo e muitas vezes aos outros.

 

Nessa confusão muitos fazem o que vem na cabeça e saem pelo mundo cometendo todo tipo de pecado. Não tem mais que obecer os pais pois são maiores de idade, não obedecem regras religiosas pois não tem religião, não seguem regras morais pois a moral para eles varia de acordo com a conveniência e muitos nem mesmo as leis servem como limite.

 

Nessa filosofia de vida a pessoa se entrega a todos os seus desejos e instintos. Vai ao mais profundo do poço. Somente o seu ego decide o que tem que fazer. ''Ninguém tem o direito de dizer o que devo fazer'' diz a pessoa que está assim. Sente ela um profundo sentimento de liberdade. Afinal, ninguém manda nela. Alguns chegam ao ponto de abandonarem família porque se sentiam presos quando estavam com ela. Só depois de afastados da família é que se sentem verdadeiramente livres.

 

O engraçado é que o tempo vai passando e mesmo com toda aquela ''liberdade'' a pessoa não se sente realizada. Com o tempo o sentimento de liberdade é trocado por um sentimento de vazio. A pessoa não é mais a mesma. Ela queria tanto fazer apenas o que queria e agora que faz, viu que isso não é tão importante assim. Nessa muitos entram em crises existenciais. Não conseguem perceber qual foi a hora que se perderam.

 

Salomão foi uma dessas pessoas. Ele relata em seus escritos bíblicos que fez tudo o que seu coração desejava, mas mesmo assim não conseguiu encontrar realização. Ele teve 700 mulheres, 300 concubinas, muito ouro e prata, conhecimento humano, fama e poder. No fim ele percebeu que tudo isso não passava de correr atrás do vento, não fazia sentido. E realmente viver sem Cristo não faz sentido.

 

Essas pessoas que vivem assim estão aprisionadas pelo seu próprio ego. São reféns de seus próprios instintos e desejos pecaminosos. Somente uma vida em Cristo é capaz de nos trazer liberdade:

 

''Se pois o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres'' João 8-36

 

Parece paradoxo, mas a verdade é que só seremos livres se estivermos cativos a Cristo. O aparente paradoxo se resolve na medida que percebemos que a nossa vontade humana é pecaminosa e nos aprisiona. Ao entregarmos a vida para Cristo ele nos liberta dessa prisão. Nos dando domínio para controlarmos nossos instintos. Só assim então somos livres. Fazemos o que nos agrada sem passar a barreira da responsabilidade.

 

Não caia nesse engano da falsa liberdade. Os mandamentos de Deus não são penosos. Eles são remédios que nos mantém nos trilhos. O pai sabe o que é melhor para nós. Mantenha a sua vida debaixo da autoridade de Cristo e assim você alcançará a verdadeira liberdade. Seus pensamentos, palavras e atitudes precisam ser mantidos em Cristo. Eles nos guia para a luz que é a liberdade em nossas vidas. Mais do que isso, ele é a própria liberdade pois venceu a morte e nos trará vida eterna.

 

Curta nossa página JPJovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

 

Conteúdo Relacionado

Cristianismo Light