Translate this Page
ONLINE
3




Perguntas sobre a Trindade

Trindade

 

Paz do Senhor!

Fui unicista por 15 anos... e assim como a maioria dos unicistas, apenas repetia o que me ensinavam, um determinado dia, decidi ir mais a fundo e estudar, foi quando me libertei dessa "loucura"... de la pra cá (4 anos) sou um apologista em relação a Trindade, e já debati com centenas de pessoas... confesso que já respondi questões que me deixaram com um certo receio... mas a Bíblia tem resposta pra tudo não é verdade?! partilhando experiências, veja algumas : Quantos Espíritos existem na Trindade? Qual dos três passeava com Adão no Jardim? de que maneira Jesus Habita no homem? o Espírito de Cristo é o mesmo Espírito Santo? Abraço em Cristo querido pregador....

 

Pergunta enviada pelo leitor e blogueiro Vantuir Santos do Rio Grande do Sul

Minha Resposta:

 

Graça e Paz

Que bom que tenha conhecido a verdade e abandonado o Unicismo. Até certo ponto entendo porque muitos acreditam nessa heresia. Levando em conta que no AT a Santíssima Trindade está implícita.

Quanto as suas perguntas, vejo que se a Bíblia Sagrada apresenta três pessoas, e ela apresenta como em João 14-16, saber ou não essas respostas não anula a verdade bíblica da Trindade.

Entretanto, considero suas perguntas interessantes. A matéria de Deus é espírito, e em essência Deus é único mas trino em personalidade. Assim vejo apenas um espirito. Pois espirito é a matéria de Deus (João 4-24).

Quanto a quem passeava no Jardim o texto em Gn. 3-8, levando em conta uma interpretação literal, observe que está a palavra 'Senhor' que era usada no Antigo Testamento geralmente para Deus Pai. Sendo assim Deus Pai passeava com ele. Mas poderia ser Jesus também, pois Jesus servia como mensageiro de Deus no AT para com os homens. Aparecia ele com o nome de Anjo numa forma pré-encarnada (Gn.16-7, 21- 17 ao 19). Penso que essa tese seja mais plausível, que Cristo aparecia a Adão.

Jesus habita no homem através do seu Espírito Santo. Para entender a se o Espirito de Cristo é o mesmo que o Espírito Santo precisamos olhar para a doutrina da União Hipostática. Ela diz que Jesus era 100% homem e 100% Deus. Possuía uma natureza divina e outra humana. Se é o espírito de Cristo com 'e' minúsculo não é o mesmo. É apenas o espirito da constituição humana de Jesus. Se é Espírito com 'e' maiúsculo trata-se do Espírito Santo.

Ainda que estivessem erradas todas essas respostas ou que nos não soubéssemos as respostas, isso seria irrelevante para dizer se é verdade ou não a Trindade. A única pergunta que importa a ser feita é: O que está exposto na Bíblia Sagrada é a Trindade ou Unicismo? Essas perguntas são lançadas apenas para desviar o foco do debate. Se a Trindade está exposta na Bíblia não importa se não soubermos todas as respostas de imediato.

Oremos por todos os unicistas.

Em Cristo, Lucas.

 

Envie também sua pergunta clicando aqui.

 Curta nossa page clicando aqui.

 

Conteúdo Relacionado

Unicismo

Resposta a Unicista

O Cristão Pode ir ao Psicólogo?