Translate this Page
ONLINE
2




10 Motivos Para o Pentecostal Estudar Teologia

Embora no seu início o movimento pentecostal contasse não somente com pessoas do povo, mas também com muitos teólogos o movimento pentecostal popular (não o acadêmico) durante o seu desenvolvimento se afastou do estudo teológico. Até pouco tempo em muitas igrejas pentecostais reinava certo anti-intelectualismo. Pastores ensinavam suas ovelhas a não fazerem faculdade secular com o argumento que o cristão perderia a fé e também a não cursarem Teologia com o argumento de que ela era desnecessária e esfriava o cristão.

 

O resultado de tudo isso foi uma nação completamente tomada por filosofias mundanas e igrejas repletas de heresias. Faltavam pessoas preparadas para exporem a cosmovisão cristã na sociedade e mestres da palavra de Deus para ensinarem o verdadeiro evangelho nas congregações. De uns 20 anos para agora isso tem mudado cada vez mais. Surgiram diversos seminários e faculdades teológicas pentecostais, cursos básicos e médios de teologia presenciais e pela internet, blogs e sites expondo a visão teológica pentecostal e muitos livros foram publicados.

 

Indo nesse embalo do renovo do interesse de pentecostais por pregação, ensino, doutrina e não só mais por testemunhos e experiências sobrenaturais (que também têm o seu valor) eu listo abaixo 10 motivos você pentecostal (independente de você ser membro, obreiro ou pastor) estudar Teologia:

 

1- a Teologia te ajuda a evitar ser enganado por falsos profetas e heresias. Ela te ensina a interpretar as Escrituras corretamente para você não acreditar em doutrinas demoníacas que são baseadas em versículos isolados e retóricas mentirosas. 

 

2- a Teologia te leva a ter uma fé mais reflexiva. Muitos irmãos acreditam que pensar ou duvidar necessariamente levará o cristão a incredulidade. Nada mais falso. Deus nos leva a uma fé mais madura através de questionamentos e reflexões (leia Is 1:18 que é um convite para arrazoar, refletir).

 

3- a Teologia te ajuda a se defender. Você já ficou confuso e envergonhado ao ser questionado por um adventista, jeovista, espírita, mórmon e outros? Estudando Teologia você terá bases bíblicas para saber dialogar com essas pessoas da maneira correta e não passar mais vergonha.

 

4- a Teologia te traz discernimento. Você não cairá mais naquelas profecias mirabolantes e contraditórias e nem naquelas pregações vazias. Você saberá discernir quando é Deus que está falando e quando não é.

 

5- a Teologia te prepara para a faculdade. Muitos jovens ficam com sua fé enfraquecida quando vão para a faculdade por não saberem lidar com as críticas de algum professor ateu ou agnóstico. Com o estudo teológico você perceberá que a maioria das críticas deles são fracas e bobas e saberá como respondê-las.

 

6- a Teologia unida com a unção do Espírito Santo produz pregações magníficas. Os pregadores pentecostais geralmente já possuem bastante poder de Deus em suas pregações, mas para alguns falta ainda um maior embasamento bíblico. Com o estudo teológico você terá pregações surpreendentes que unirão conhecimento com unção.

 

7- a Teologia ajuda a te torna um líder melhor. Se você é líder de jovens, de mulheres, de homens, de louvor, de crianças e outros estudando Teologia você aprimorará suas habilidades de liderança. Você saberá como se portar e agir com ética e com visão de águia para levar o seu grupo a grandes objetivos.

 

8- a Teologia melhora o ensino. Muitas escolas bíblicas e cultos de ensino estão vazios por falta de um preparo maior de seus professores e coordenadores. Com o estudo teológico você adquire habilidade pedagógica e conteúdo para passar para os seus alunos. Ninguém gosta de ir a uma aula onde professor fica mais tempo falando dos seus problemas do que ensinando a verdadeira palavra de Deus.

 

9- a Teologia melhora o louvor. Existe uma área da Teologia que trata especificamente do louvor e da adoração. O adorador que estuda teologia aprende a louvar a Deus de uma maneira mais bíblica e cristocêntrica fugindo de determinadas músicas atuais que só servem para massagear o ego das pessoas.

 

10- a Teologia ajuda no pastorado. O estudo teológico desenvolve as habilidades de aconselhamento, intercessão e evangelização do pastor. Hoje na pós-modernidade os ataques espirituais e intelectuais a fé cristã são cada vez maiores e por isso o pastor precisa estar bem preparado para orientar suas ovelhas e tirar suas dúvidas.

 

Eu deixo claro que existem muitos pastores, adoradores, professores, líderes, obreiros e cristãos em geral que nunca estudaram Teologia e nem por isso deixaram de ser bons naquilo que fazem. O meu ponto é que se a pessoa é ruim naquilo que faz para Deus estudando Teologia pode se tornar boa e se já é boa, como é o caso de muitos, pode se tornar ainda melhor. Esses foram só alguns motivos, existem outros, para que você possa adentrar este maravilho universo teológico.

 

                             

 

                                                         

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Pentecostalismo, Reteté e Neopentecostalismo