Translate this Page
ONLINE
3




Os Desafios da Liderança de Jovens

Existem muitas pessoas que consideram que liderar jovens é algo muito difícil. É certo que realmente liderar jovens não é algo fácil e que possui seus desafios, mas quero iniciar tratando do aspecto positivo de liderar jovens para que te sirva de incentivo caso você já seja líder jovens ou pensa em ser. Se você tem chamado para liderar jovens não há como correr deste chamado. O melhor a fazer é aceitá-lo e se preparar para desempenhá-lo da melhor forma possível e glorificar a Deus com o seu trabalho. 

 

*O LADO BOM DE LIDERAR JOVENS

 

Na minha experiência posso relatar que é muito gratificante ver jovens que tive o prazer de contribuir com alguma coisa para o crescimento deles que hoje são pregadores, cantores, líderes, obreiros etc. Quando um líder de jovens percebe que tem o poder de ser instrumento de Deus para mudar destinos se sentirá escolhido e abençoado por Deus. Ver o legado que deixa para outras pessoas é a maior recompensa que um líder de jovens pode ter. Além disso, a Bíblia Sagrada nos revela que no Senhor o nosso trabalho não é vão (1 Co. 15:58) e que ele nos retribuirá aqui na Terra e no céu tudo que o fazemos em prol do seu Reino (Ap 22:12 e Mt 19:29).

 

*OS PRINCIPAIS DESAFIOS

 

Os desafios começam quando percebermos que muitas vezes ficaremos sem apoio na liderança de jovens. Nem sempre a liderança da igreja e os demais irmãos te apoiarão nos projetos que Deus colocará no seu coração. Em muitas igrejas as pessoas se acomodam e estranham quando alguém chega com ideias novas. Em muitos cultos de jovens, passeios, estudos bíblicos, acampamentos, palestras e outros eventos você poderá ficar com poucas pessoas te ajudando na organização. E depois dos eventos ainda é possível que você receba críticas. A melhor forma de lidar com essa situação é trazendo outros para estarem com você nessa missão. Se o grupo for grande monte uma equipe de liderança com pessoas que estiverem interessadas e distribua funções para eles, divida o trabalho. Se o grupo for médio ou pequeno tenha pelo menos um vice-líder para te ajudar. E, claro, tudo que você for fazer procure antes conversar com o seu pastor. Sem o apoio pelo menos dele será muito difícil fazer qualquer coisa na igreja.

 

Outro desafio pertinente que o líder de jovens enfrenta são adolescentes e/ou jovens desinteressados. Alguns jovens por mais que você insista, visite, ensine, aconselhe e os procure eles continuarão desinteressados sem quererem ir, de forma compromissada, para os ensaios e trabalhos em geral. Alguns deles podem até criticar sua liderança, a igreja e os colegas de grupo com o objetivo de servir de desculpa para o comportamento deles. O jeito certo de lidar com isso é concentrando seus esforços naqueles que demonstrarem mais interesse. Geralmente nos tendemos a dar mais atenção aos jovens desinteressados, mas isso fará com que desanimemos. Eles dificilmente mudam. Se nos focarmos naqueles mais interessados ficaremos motivados ao ver o crescimento deles. Não deixe de orar pelos desinteressados e de convidá-los de vez enquanto, mas é você gastando mais esforço com os jovens interessados que está o segredo para o sucesso na sua liderança de jovens. Siga este conselho e você verá o resultado na prática.

 

Um desafio que sempre trato nos meus artigos é a tentação de priorizarmos o entretenimento em detrimento do ensino. O que é mais fácil? Reunir muitos jovens para um passeio em um parque de diversão ou reunir muitos jovens para um estudo bíblico? É lógico que será muito fácil reuni-los para um passeio no parque. Não é errado utilizar o entretenimento, mas ele deve ser usado para atrair. Quando os jovens já estão na igreja o ensino deve ser priorizado. De acordo com o salmo 119:9 a palavra de Deus é o referencial para que o jovem cristão mantenha sua conduta pura. Ela dará o norte necessário e a purificação necessária para levar o jovem a estar mais perto de Deus. Lembremos que mais importante do que quantidade é qualidade. É melhor um grupo com menos jovens, mas que estejam pautados pela palavra de Deus do que um grupo maior, mas que seja de jovens rasos e mundanos na sua vida espiritual.

 

CONCLUSÃO

 

Não deixe de seguir essas dicas. Elas te ajudarão a vencer boa parte dos desafios que a liderança de jovens traz. Eu desejo que Deus use sua vida poderosamente para levar muitos jovens a Cristo. Para conferir mais dicas não deixe de acompanhar nosso site. Em breve postarei mais conselhos para melhorar seu ministério. Se você tem alguma dúvida ou quiser acrescentar algo não deixe de postar seu comentário abaixo.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Como Fazer Um Bom Culto de Jovens?