Translate this Page
ONLINE
1




O Valor e a Eficácia da Oração

Oração

Este artigo é baseado em uma pregação que ministrei na minha igreja. Nele você poderá enriquecer sua fé a respeito do tema oração. Oração é base para qualquer cristão genuíno que queira amadurecer a sua fé. Leia e ponha em prática.

 

Algumas pesquisas científicas tem demonstrado que a oração pode realmente ajudar pessoas doentes a serem curadas. Apesar disso certa vez quando fui ministrar um estudo sobre oração, perguntei para o pessoal se eles tinham o hábito de orar e a grande maioria respondeu que não orava todos os dias. Poucos eram o que todo o dia tiravam uns minutos de devocional para com Deus.

 

A verdade é que nos cristãos não oramos. Temos negligenciado essa arma tão poderosa que é a oração. Essa arma é capaz de transpassar qualquer barreira (Tg 5-16). Temos tido um cristianismo apático em que não se comunicamos com Deus. Falamos com amigos, com colegas, com irmãos de fé, com familiares e até com desconhecidos. Enquanto com Deus não temos palavras para falar. Ignoramos as passagens bíblicas que demonstram o valor e a eficácia da oração.

 

O famoso profeta Elias do Antigo Testamento realizou muitos sinais e prodígios. Foi instrumento de Deus essencial para eliminação da idolatria e fortalecimento da religião verdadeira em Israel. Era temido até mesmo pelos reis de seu tempo.  Contudo até ele certa vez passou por maus bocados. Ele chegou a ficar com depressão. Em 1 Rs 19-10 ele abre o coração para Deus e diz o que estava sentindo. Isso fez com que ele melhorasse. Podemos ver que a oração cura.

 

Muitos cristãos vivem em depressão pois não abrem seu coração para Deus. Contam seus problemas pessoas ditas amigas e depois essas pessoas espalham para todo mundo. Se contassem para Deus em oração aliviariam suas dores e teriam um relacionamento mais íntimo com Deus.

 

Um dos reis de Israel chamado Ezequias se destacou em seu tempo por governar com justiça e obediência a Lei de Deus. Infelizmente, como acontece com qualquer ser humano, chegou o tempo dele de partir. O profeta Isaías foi mandado até ele por Deus para avisar que o tempo de partir tinha chegado e que ele precisava se preparar. Inconformado encostou seu rosto na parede e começou a orar a Deus. Ele abriu seu coração para Deus dizendo que havia sido fiel para com ele até aquele momento.

 

Antes mesmo do profeta Isaías sair dos aposentos do rei, Deus mandou que ele voltasse e avisasse a Ezequias que estava acrescentando mais 15 anos de vida a ele (Is 38-4). A oração pode reverter qualquer situação. Mesmo aquelas situações em que aos olhos dos homens não há mais saída, Deus pode trazer solução. Muitas pessoas estavam doentes em hospitais desenganadas pelos médicos e só conseguiram reverter a situação quando clamaram por Deus.

 

Na minha experiência como cristão, sempre que estou em dúvida sobre algo peço direção a Deus. Onde trabalhar, com que namorar, qual projeto do ministério vai dar certo e outras coisas. Percebo que sempre que ponho Deus na frente do que almejo tendo a ter sucesso e quando não ponho a ter fracasso. A oração traz direção.

 

Você tem orado a Deus? Tire todos os dias um tempo para falar com Deus. Pelo menos 15 minutos para orar e 10 para ler a Bíblia Sagrada. Tenha o seu devocional com Deus todos os dias. Tenho certeza que sua vida não será mais a mesma depois disso. Você terá um relacionamento muito mais profundo com Deus. Desligue um pouco o computador e a televisão, vá falar com o Deus que te criou.

 

Outro ponto ser ressaltado é que muitas pessoas desejam algo de Deus, mas nunca encontram resposta nenhuma. Pode-se enumerar vários motivos para isso. Quero destacar três: 1- Por que não pede (Tg 4-2). Parece óbvio, se você não tem costume de orar não terá resposta. Deus sabe da tua necessidade, mas requer que você manifeste sua fé através da oração. 2- Pede para o mal (Tg 4-3). Deus conhece o seu íntimo e sabe quando você quer algo intencionando usar para o mal. 3- Não persevera. Jesus através da parábola do amigo inoportuno (Lc 18-1 ao 8) ensina que aquele que desiste fácil não recebe.

 

Além de todos os dias tirar um tempo para orar, é importante que você reflita se Deus tem respondido essas orações. A oração não é um ato apenas de nos falarmos com Deus, porém dele também interagir conosco. Quando oramos precisamos que a vontade dele seja trazida ao nosso coração através do Santo Espírito. Não se esqueça que a oração é base da vida cristã.

 

Curta nossa página JP- Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Humildade, Virtude Suprema