Translate this Page
ONLINE
1




O Cristão Pode Ir ao Psicólogo?

Psicólogo

 

Minha esposa sofre muito, com pensamentos opressivos, com mania de enfermidade, mas ouvi um pregador dizer que crentes não devem ir ao psicólogo, porque eles vão nos dar antidepressivos. Isso tem fundamentação bíblica?

 

Pergunta enviada por leitor.

 

Minha Resposta

 

Graça e Paz

Sua pergunta é muito importante pois hoje diversas pessoas sofrem de depressão, inclusive muitos cristãos. Os cristãos quando tem um gripe forte não tem qualquer problema em procurar um médico, quando tem câncer em procurar um especialista, quando quebram a perna em procurar um ortopedista, etc.

Já quando passam por algum problema psicológico não querem procurar um psicólogo. Os que não são evangélicos as vezes não procuram, por achar que psicólogo é só para loucos de pedra. Os cristãos não procuram, além desse motivo, por acharem que ficar depressivo é obra do Diabo. Tudo isso não passa de falta de conhecimento do que é a psicologia e da palavra de Deus.

O psicológico é um médico como todos os outros, a diferença é que a área dele de estudo é a mente. Não trata apenas loucos, mas qualquer pessoa que tiver passando por uma angústia interior. Muitos por não procurarem o psicólogo no inicio do problema, é que com o desenvolvimento dele acabam ficando loucos. Se alguém, por exemplo, terminou um namoro e ficou muito triste com isso já pode procurar um profissional da área da psicologia.

O Diabo realmente pode oprimir uma pessoa causando um problema psicológico. Mas nem todos os problemas psicológicos são causados por eles. Temos que lembrar da nossa natureza frágil, que somos pó e assim podemos adoecer como qualquer outra pessoa (Sl 103-13). Até mesmo o profeta Elias chegou a ficar depressivo pedindo sua morte (1Reis 19-4) e o salmista apresentou sintoma de depressão (Sl 6-6).

Como as vezes é difícil saber se é o Diabo ou não que está agindo, e por outros motivos, recomendo o tratamento duplo. Tratamento na igreja através da ministração da poderosa palavra de Deus, da oração e da adoração a Deus. Lembre-se que a palavra de Deus alcança os nossos sentimentos (Hb 4-12). Tratamento também através da psicologia com terapia e remédios.

Quanto aos antidepressivos o problemas deles é o efeito colateral e a dependência. Mas esses são problemas da maioria dos remédios. Sem contar que nem todo tratamento psicológico irá haver anti-depressivos, podendo ser feito apenas através de terapia. Recomendo que faça o tratamento mesmo com esses problemas nos anti-depressivos. Caso ela não se dê bem com um remédio pode pedir ao profissional que receito outro. O apóstolo Paulo receitou vinho para Timóteo como remédio para sua doença, mesmo sabendo o perigo da embriaguez que o vinho poderia vir a trazer (I Timóteo 5-23).

Deus quando criou o ser humano o dotou de inteligência para que este vier-se desenvolver as ciências e assim, não necessita-se da intervenção divina a todo momento. Deus cura? Cura mas depende dos seus desígnios e propósitos. E quando ele não cura cabe ao ser-humano buscar tratamento na Psicologia e na Medicina.

Em suma, não há fundamentação bíblica para deixar de ir ao psicólogo.

 

Em Cristo, Lucas.

 Envie também sua pergunta clicando aqui.

 

 

Conteúdo Relacionado

Por que Deus não me cura?

 

Click aqui e curta nossa page no Facebook: