Translate this Page
ONLINE
1




Líder ou Chefe?

Essas palavras têm significados com certas semelhanças, mas ser líder e ser chefe na prática não são a mesma coisa. Chefe qualquer um pode ser, agora para ser líder é preciso muita dedicação e treino. O chefe só se preocupa com seus próprios interesses e apenas gere recursos, o líder se preocupa com os outros e gere recursos em prol de resgatar e formar pessoas. Infelizmente, nossas igrejas estão cheias de chefes e com poucos líderes. 

 

A característica marcante do líder é que ele lidera pelo exemplo. Não adianta nada ensinar valores para os seus liderados, se você mesmo não possui esses valores. Sempre antes de falar de determinados assuntos, se examine para verificar se você já está bem naquela área. Se quiser que o grupo faça algo comece fazendo dando exemplo para os demais fazerem. Muitos líderes adoram dar ordens, mas não se movimentam para fazerem nada. São na verdade chefes mandões que não entendem nada sobre liderança cristã.

 

O líder além de liderar pelo exemplo lidera também formando pessoas e cultivando sonhos. Há muitos lideres que não acreditam no potencial dos seus liderados e não têm paciência para ensiná-los. Alguns, inclusive, chegam a matar os sonhos e projetos dos seus liderados. Nunca faça isso! Se você é um líder e seu liderado chegar dizendo que quer ser pastor ou que deseja aprender tocar algum instrumento (ou qualquer outro sonho que Deus tenha colocado no coração dele), o apoie com palavras positivas, indique livros e cursos e dê bons conselhos. Seus liderados precisam saber que encontram em você um apoiador e não mais um crítico como tantos outros.

 

Eu coloquei que muitos líderes não têm paciência para ensinar, tá ai mais uma coisa que o líder deve ser: um bom professor. Se os seus liderados não aprenderem com você aprenderão com quem? Com o mundo? Com a internet? Onde têm coisas boas, mas também muitas heresias? É claro que eles podem até encontrar alguma forma de aprender e que seja correta, porém isso não retira o seu ofício de ser professor. Transmita para eles seus conhecimentos acumulados ao longo dos anos e suas experiências de vida. Muito de tudo isso servirá para edificação de seus liderados. Pegue por exemplo um pastor de uma igreja, que ás vezes tem de 20 a 30 anos de cristão, o quanto suas ovelhas perderão se ele não instrui-las devidamente? Isso chega a ser quase um crime. Não adianta reclamar que seus liderados fizeram algo errado, se você não ensinou nada antes.

 

Termino de descrever algumas características de um líder colocando que líder gosta de gente. Quem tem nojo de gente é político demagogo em época de eleição. Um líder de verdade é acessível aos seus liderados. Sua casa é aberta para visitas, todos sabem seu número, mantém uma postura receptiva, não tem preguiça de orar por ninguém e possui um coração amoroso. É obvio que ás vezes ele tem que ter seus momentos de privacidade e descanso, contudo quando necessário sacrifica seu conforto pelas suas ovelhas.

 

Finalizo deixando o questionamento: você tem sido um líder ou um chefe? Se você é pastor, lidera algum departamento da sua igreja, comanda no trabalho ou exerce algum tipo liderança/influência sobre outros, esteja sempre atento a esse ponto. Sendo um líder você alcançará muito mais resultados. Sendo líder, com seu carisma e caráter, inspirará muitas pessoas e cumprirá perfeitamente seu papel.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

As Renúncias de João Batista