Translate this Page
ONLINE
3





Introdução ao Islamismo

Introdução ao Islamismo

 

O islamismo é uma das três chamadas religiões abraâmicas, ou seja, que descendem de Abraão. Os povos islâmicos descendem de Ismael filho de Abraão e irmão de Isaque. O islã foi fundado pelo profeta Maomé cerca de seiscentos anos depois de Cristo. Segundo Maomé, um anjo lhe apareceu falando em nome de Alá (Deus) e lhe escolheu como seu mensageiro. A mensagem dele consistia basicamente de que todas as religiões estavam erradas e de que existia apenas um Deus. O islã segue um monoteísmo estrito negando até mesmo a ideia cristã de Trindade. O principal livro sagrado do Islã onde está registrada sua doutrina é o Alcorão escrito pelo profeta Maomé.

 

Após a morte de Maomé uma grande disputa se iniciou no islã. O profeta não deixou o nome da pessoa que iria o suceder. Parte dos muçulmanos, os chamados xiitas, acreditam que Ali (o mais próximo parente de Maomé vivo até então) deveria ter sido o califa (líder) e outra parte dos muçulmanos, os chamados sunitas, acreditam que Abu Bakr era o verdadeiro sucessor de Maomé por te ele feito as orações nos dias que precederem a morte do profeta. Abu Bark que prevaleceu no final e se tornou o califa.

 

Quanto aos famosos ataques terroristas e a violência presente na religião alguns estudiosos dizem que apenas é o Alcorão sendo posto em prática e outros que o islã é a religião da paz e que alguns de seus líderes é que o deturpam tornando ele violento. O fato é que a semente da violência sempre esteve presente no islã, pois Maomé ao contrário de Cristo praticava as chamadas jihad (guerras santas) onde ele conquistava territórios e adeptos através da espada. 

 

Ainda a respeito da doutrina deles, para o islã Jesus foi apenas um profeta, o Novo Testamento não é confiável e a historia de Jesus sobre sua ressurreição é falsa. As bases do Islamismo são: Testemunho de Fé, Oração Ritual, Dar Esmolas, Jejum e o Hajj (Peregrinação a Meca). No que concerne a salvação, segundo a visão deles, o homem nasce sem pecado e para alcançar salvação deve adorar Alá como único Deus e obedecer seus ensinamentos registrados no Alcorão. Caso ele peque deve arrependesse. É um sistema de salvação meritocrático, diferente do cristianismo onde o homem não alcança sua salvação pelos seus méritos e sim pela graça de Deus.

 

O islamismo tem se espalhado pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil. É a religião que mais cresce no planeta. Parte disso é culpa dos próprios cristãos que cada vez mais relativizam e secularizam sua fé. Com a nova Lei de Imigração recentemente sancionada pelo presidente Temer devem chegar ainda mais muçulmanos no nosso país. Por isso, devemos nos preparar para evangelizá-los e também para fortalecer nossas igrejas e impedir a influencia cultural deles. Quando estão em países estrangeiros eles costumam não são ser violentos. Aproveitemos, então, essa oportunidade. Nos próximos artigos trarei refutações e mais explicações sobre o islã.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Qual é o Papel de Maria no Cristianismo?