Translate this Page
ONLINE
2




Ensino ou Entretenimento?

EnsinoExiste muitas vezes um conflito na igreja entre entretenimento e ensino. Como os recursos da igreja são limitados, o líder ás vezes tem que tomar uma decisão entre os dois, ora investindo mais em ensino e ora investindo mais em entretenimento.

 

O entretenimento é válido e ajuda na comunhão entre irmãos. Passeios, acampamentos, convidar bandas de fora, congressos, festas, teatro na igreja e outros fazem com que as pessoas vejam a igreja como um lugar de alegria e conheçam melhor umas das outras.

 

Todavia, no confronto entre ensino e entretenimento, quando este for inescapável, o ensino deve prevalecer sobre o entretenimento. Embora importante, o entretenimento não é uma questão de sobrevivência espiritual como o ensino. Uma igreja sem investimento em ensino não possui uma doutrina bem estabelecida e está vulnerável podendo ser atingida por todo tipo de heresia.

 

Escola Dominical, cultos de doutrina, estudos bíblicos, cursos bíblicos preparatórios, cursos teológicos e outros devem ter primazia em qualquer igreja sadia. Por mais que não seja barato investir em ensino, a igreja não pode deixar de investir, sob pena de o contrário acabar sendo uma igreja superficial e de espiritualidade vazia.

 

Algumas passagens bíblicas demonstram a importância do ensino:

 

''O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento'' Os 6:4

 ''Conheçamos ao Senhor e prossigamos em conhecê-lo'' Os 6:3

''Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus'' Mt 22:29

 

Portanto, não excluamos o entretenimento. Ele tem sua importância e sua utilidade, mas que demos preferência ao ensino. E claro, quando possível, por que não unir as duas coisas? Em vez de fazer apenas uma gincana comum façamos uma gincana bíblica, em vez de fazermos um acampamento apenas para nos divertirmos façamos um que tenha lazer e reuniões espirituais também, em vez de apenas visitarmos para conversar aproveitemos para orar e ler ás escrituras e muitos outros exemplos poderiam ser dados.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Educação Cristã