Translate this Page
ONLINE
2




Endemoniado ou Endemoniados de Gadara?

 

 

 

PREZADO IRMÃO LUCAS A PAZ DO SENHOR! EU ESTAVA PESQUISANDO SOBRE A APARENTE CONTRADIÇÃO ENTRE OS TEXTOS DE MT.8.28 / MC.5.1 / LC.8.26 QUANDO ACHEI SUA RESPOSTA INTERESSANTE TODAVIA, VC DIZ QUE: "PARA HAVER CONTRADIÇÃO ERA NECESSÁRIO QUE MARCOS E LUCAS RELATASSEM QUE HAVIA SOMENTE UM ENDEMONIADO. O QUE NÃO ACONTECEU". SÓ QUE LENDO MC.5:2 E LC.8:27 PERCEBE-SE FACILMENTE QUE ELES CITAM APENAS UM ENDEMONIADO DE FATO. MARCOS DIZ; "UM HOMEM COM ESPÍRITO IMUNDO" E LUCAS TAMBÉM:" UM HOMEM QUE, DESDE MUITO TEMPO, ESTAVA POSSESSO DE DEMÔNIOS". TENHO PESQUISADO SOBRE O ASSUNTO JUSTAMENTE PARA ME DEFENDER DOS CÉTICOS E CRÍTICOS MAS, ATÉ AGORA NÃO ACHEI NENHUMA RESPOSTA CONVINCENTE. APROVEITO O ENSEJO PARA TIRA OUTRA DÚVIDA, POR QUE MATEUS FALA DE DOIS CEGOS AO PASSO QUE OS OUTROS CITAM APENAS UM. DESDE JÁ AGRADEÇO SUA PRECIOSA ATENÇÃO.

 

Pergunta enviada pelo leitor Paulo Souza.

Minha Resposta:

 

Graça e Paz.

Que bom que você tem estudado para saber explanar a fé cristã entre os céticos da fé cristã e críticos. A Igreja além de devocionais e adoração, precisa também de estudo sistemático das escrituras com que mais for necessário para defesa do sistema epistemológico bíblico. Que Deus levante mais pessoas como você.

Quanto a pergunta é importante você entender a diferença entre contradição aparente e contradição explicita. Por exemplo, dizer a frase: '' Sou ateu graças a Deus'', é uma contradição explicita. Neste caso não há o que se discutir. No caso dos evangelhos qualquer diferença é apenas aparente por não serem escritas pelo mesma pessoa. Se são escritos por pessoas diferentes, assim possuem pontos de vista diferentes.

Qualquer fato narrado por pessoas diferentes poderá possui contradições aparentes. Exemplo: Duas pessoas assistem Brasil e Argentina. Uma chega em casa e diz que o Brasil fez dois golaços. A outra chega em casa e diz que Neymar fez três golaços. Ué mas não tinha sido a seleção que tinha feito os dois gols? Não tinha apenas sido dois gols? Por que ele falou três?

As contradições são apenas aparentes, ao se aprofundar no assunto veremos que foi a seleção que fez os gols. O que aconteceu foi que a segunda pessoa foi mais específica do que a primeira, dizendo o nome do jogador que finalizou. O número de gols do segundo é maior pois este tem como critério dizer até o terceiro gol que foi invalidado por impedimento. O primeiro tinha como critério uma avaliação mais técnica considerando apenas os gols validados.

Isso é apenas um exemplo, mas serve para ilustrar que como a contradição vem de fontes diferentes é uma contradição meramente aparente e cabe ao cético da Bíblia provar que é uma contradição de fato. Nunca tente provar para ele que a Bíblia Sagrada não tem contradições, ele que está alegando e assim cabe a ele provar.

Já minha primeira explicação sobre os textos você não entendeu um ponto crucial. Dizer que havia UM endemoniado e dizer que havia SOMENTE UM endemoniado são sentenças totalmente diferentes. Veja:

1- Há uma laranja deliciosa no cesto.

Ok, mas possa ser que tenha outras laranjas lá e o autor da frase quis dar a ênfase a uma por ser deliciosa.

2- Há somente uma laranja no cesto, não coma ela.

Nessa sentença está claro que há somente uma laranja lá, se alguém dizer tem mais cairá em contradição com essa frase.

Da mesma forma o evangelhos de Marcos e Lucas que dizem que havia UM endemoniado e não SOMENTE UM endemoniado. A diferença deles, como expliquei no texto que você leu, coloca-se no princípio da Matemática que onde há dois há sempre um. Ou seja, eles falam de apenas um pois esse era mais destacado, entre outros motivos (alguns colocados no texto que você leu). Mas isso não quer dizer necessariamente que não pudessem existir outros naquela cena.

Observe que os relatos de Marcos e Lucas são detalhados e o de Mateus genérico, justamente porque eles queriam dar enfase a um dos endemoniados e Mateus apenas dar um resumo do acontecimento.

Em suma, como a contradição vem de fontes diferentes e os evangelhos de Marcos e Lucas não dizem SOMENTE UM endemoniado mas UM endemoniado, a contradição é apenas aparente. Cabendo ao cético da Bíblia Sagrada se quiser e puder comprovar que se trata de uma contradição de fato.

Por fim é importante ressaltar que ainda que alguém conseguisse provar que existem contradições de fato na Bíblia Sagrada, isso não afetaria em nada a existência de Deus, a ressurreição de Cristo e as doutrinas em geral do Cristianismo. O máximo que isso conseguiria questionar seria o ensinamento da inerrância bíblica. O Cristianismo em geral continuaria de pé.

Espero que essa resposta possa ter ajudado em sua caminhada pela verdade e pelo conhecimento.

Em Cristo, Lucas.

 

Envie também sua pergunta clicando aqui.

Curta nossa página no Facebook clicando aqui.

 

Conteúdo Relacionado

Diferenças entre Textos