Translate this Page
ONLINE
5




É Importante Estudar Teologia?

Teologia

Teologia nada mais é do que o estudo ou doutrina sobre Deus (a palavra vem de 'theos' deus em grego e 'logia' que significa lógica, estudo ou doutrina). Para algumas pessoas o estudo dela é extremamente importante e para outros ela é desnecessária. A verdade é que a importância dela vai depender de vários fatores. Só quero lembrar que o estudo da teologia que trato é tanto o estudo que se faz sozinho em casa, quanto o que se faz na faculdade.

 

Do ponto de vista econômico talvez não seja tão bom estudar teologia.  As oportunidades de emprego são poucas. A mais provável oportunidade é a de lecionar teologia em cursos básicos para bacharel e em cursos superiores para quem tem mestrado. Por isso, ao menos que você queira estudar teologia para ser um desses falsos profetas que enchem suas contas enganando pessoas e perdem sua salvação, teologia não vai te dar muito retorno financeiro. Se seu foco por enquanto é mais financeiro, você pode estudar teologia em casa comprando bons livros ou fazer um curso básico.

 

Do ponto de vista intelectual é ótimo estudar teologia. Assim como estudar filosofia e sociologia abrem sua mente para o que acontece na sociedade, estudar teologia abre sua mente para o que acontece na igreja. Você passa a ter uma visão mais crítica do que é pregado e ensinado na igreja. Começa analisar e ver que muita coisa existente no nosso meio não é bíblico. Você se torna um livre pensador. Só tome cuidado para não torna-se um herege colocando seus pensamentos pessoais acima da palavra de Deus ou torna-se alguém 'do contra' pelo qual nada nunca está bom.

 

Se você sente que tem um chamado para o pastorado, teologia será muito útil. Ela irá te dar bases de Historia da igreja, doutrinas cristãs fundamentais, administração, aconselhamento, apologética, ética, oratória, evangelismo e outros conhecimentos importantes para um pastor.  A igreja brasileira sofre hoje com a falta de preparo de muitos pastores. Ser pastor além de um bom caráter exige também um preparo intelectual. É claro que existem ótimos pastores que não estudaram  teologia e aprenderam com a experiência, mas com certeza se você estudar te ajudará bastante.

 

Para quem quer realizar trabalhos ministeriais em geral é muito útil estudar teologia. Pregar, liderar, aconselhar, defender a fé cristã, ensinar, evangelizar, administrar e outras coisas se tornam bem mais fáceis quando se conhece teologia. É obvio que a unção do Espírito Santo não pode faltar, porém unindo unção com conhecimento teológico geralmente o resultado é um maior impacto no que se faz para Deus.

 

Tome cuidado na hora de escolher um curso teológico. Alguns não têm o menor compromisso com ensino e querem apenas ganhar dinheiro. Veja as instalações do local de ensino, quem são os diretores do curso, quais são as matérias e se os professores são bem preparados. Alguns cursos teológicos são feitos por hereges e vão te prejudicar espiritualmente. Se você é novo convertido procure primeiro amadurecer na fé para depois estudar teologia. De preferência comece por um curso básico para depois fazer cursos mais avançados.

 

Lembre-se que a maior escola teológica do mundo chama-se Escola Bíblica Dominical. Se você ainda não a frequenta, não invente de estudar teologia. É nela onde você terá a base para fazer teologia. Ela é uma espécie de vestibular para se estudar teologia posteriormente.

 

Algumas pessoas dizem que Deus não se agrada de quem estuda teologia. Na maioria das vezes esses críticos são falsos profetas que tem medo de perder suas ovelhas. Uma ovelha estudando teologia não aceitará heresias de seu pastor. Outros criticam porque viram teólogos que se tornaram donos da razão, achando que só eles sabem e perderam a humildade. Acontece que esses teólogos ficaram assim pois isso já estava no caráter deles e não por causa da teologia. E você não se esqueça de que mesmo estudando teologia deve continuar sendo humilde.

 

Quando estudada de maneira humilde e submetida a direção do Espírito Santo, a teologia é uma ferramenta poderosa para nossas vidas cristãs. Estude ela seja numa faculdade, num curso básico ou até mesmo em casa por conta própria. Teologia nos leva a uma reflexão do cristianismo que estamos vivendo. Nos tira da superficialidade da fé cristã pós-moderna. Através dela Deus pode te levar a um conhecimento mais profundo dele.

 

Curta nossa página JP - Jovens Pregadores

Curta nossa página Reflexões do Pregador Lucas Moraes

 

Conteúdo Relacionado

Escola Dominical é Base da Igreja