Translate this Page
ONLINE
2




Diferenças entre Textos

  Em Mateus 8;28, Marcos 5;1 e Lucas 8;26 é o mesmo fato ou são diferentes ? 
 

  É contado diferente por diferentes tipos de personalidades, exemplo, Mateus contador (usava mais números).

 
   Pergunta enviada por leitor.
 
 
 
 
Minha resposta;
 
Olá, muitos descrentes usam essas passagens para afirmar que a bíblia possui contradições. Por conta que Marcos e Lucas relatam que havia um endemoniado e Mateus 2. Outra diferença seria que Mateus relata que essa libertação ocorreu na terra dos gadarenos. Entretanto, Marcos e Lucas dizem que foi na terra dos gerasenos. A contradição é apenas aparente, o que há na bíblia é complementação. Trata-se do mesmo fato.
 
 A primeira diferença é respondida pelo princípio da matemática que diz: '' onde há dois ha´sempre um''. Para haver contradição era necessário que Marcos e Lucas relatassem que havia somente um endemoniado. O que não aconteceu. Provavelmente Marcos e Lucas dizem falam só de um por conta deste ser o mais destacado. E como você disse Mateus por conta de ser contador se apegava mais a quantidade exata relatando 2 endemoniados. É como se eu dissesse que na Seleção tem o Neymar (um jogador de destaque) e você dissesse que na Seleção tem 11 jogadores. Não há contradição mas complementação. 
 
A segunda diferença é porque Gadara era capital dos Gerasenos. Mateus descreve de uma forma mais específica e os outros de uma forma mais geral. É como se eu dissesse que houve um milagre em Brasília e você que houve um no Brasil. Dá no mesmo só que eu falei de uma forma mais específica.
 
Em Cristo, Lucas.
 
Envie também sua pergunta para; 
 
Lucasmoraes101@gmail.com