Translate this Page
ONLINE
2




Cuidado com o Voz da Verdade

Voz da VerdadeVoz da Verdade é uma banda gospel e também igreja fundada em 1978. É uma das bandas de maior sucesso dentro do meio evangélico. Enquanto muitas bandas da mesma geração deles quase não são mais lembradas, eles sobreviveram ao tempo. Ainda hoje possuem muitos fãs e uma agenda requisitada. O que poucos sabem é que eles possuem teologia própria e que são uma seita.

 

Isso mesmo, eles são uma seita. O conceito teológico de seita, a grosso modo, é um grupo que prega heresias. E o grupo Voz da Verdade prega uma heresia (já tratada aqui no site) chamada unicismo. O unicismo é a crença que Deus é estritamente Jesus e esse se manifestou na historia primeiro como Deus Pai, depois como Jesus e por fim como o Espírito Santo. É como se Jesus tivesse vestido três máscaras diferentes ao longo do tempo para se revelar aos homens.

 

Essa heresia foi criada por Sabélio, teólogo do século III d.C. e rejeitada pela igreja ainda naquela época. Hoje o grupo Voz da Verdade se une a igrejas como Igreja Apostólica da Fé em Cristo Jesus, Igreja Pentecostal Unida, Igreja Pentecostal da Fé Unida, Igreja Evangélica Cristo, Tabernáculo da Fé e outras formando um grupo que prega uma variação da heresia original de Sabélio. Essa heresia contrária a doutrina ortodoxa da Trindade que preconiza a existência de um único Deus em essência, mas trino em personalidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

Popularmente a argumentação unicista consiste em dizer que: ''a palavra Trindade não existe na Bíblia'', ''Trindade é politeísmo'', ''Jesus disse que ele e o Pai eram um'' e ''não consigo entender a Trindade e por isso ela não existe''. Todas essas argumentações já foram refutadas neste artigo aqui. O problema que quero tratar no momento é que não podemos confundir qualidade musical com qualidade teológica.

 

Já escrevi, por exemplo, sobre o cantor Thalles Roberto que possui muitas músicas boas, porém não consegue sequer dar uma entrevista de 5 minutos que seja edificante. No programa do Jô Soares chegou até falar sobre sua mania de morder tampinhas (clique aqui para ler o artigo sobre o Thalles Roberto). O grupo Voz da Verdade é a mesma coisa. Sua música é boa, todavia sua teologia é herética.

 

O negócio é que muitos fãs do Voz da Verdade não conseguem perceber ou aceitar isso. Até eu, confesso, quando descobri que eles pregavam unicismo demorei um pouco para aceitar. A diferença é que eu depois soube analisei a situação e pude distinguir a qualidade teológica da qualidade musical do grupo.

 

Nem tudo no Reino de Deus é preto no branco. As vezes uma pessoa ou um grupo em um momento presta um serviço ao Reino e em outro momento presta um desserviço. Isso acontece com o Thalles Roberto, com o grupo Voz da Verdade e muitos outros. O pr. Silas Malafaia contribui com o Reino de Deus quando defende os valores cristãos na televisão, contudo presta um desserviço quando prega a Teologia da Prosperidade. Os irmãos Valadão ajudaram muito a divulgar a música gospel no Brasil e possuem algumas músicas boas, mas eles divulgam heresias como a confissão positiva e a chamada ''unção do leão''. E as lista de pessoas assim não para. Até eu que me esforço para pregar o evangelho verdadeiro, como sou ser humano pecador, posso em algum momento do meu ministério ter feito algo errado.

 

Você pode dizer para tentar rebater: ''mas o pr. Carlos Moysés líder do Voz da Verdade tem uma voz linda e ungida'' ou '' mas a Ana Paula Valadão é linda e simpática''. Irmão não seja um fanboy gospel, seja um seguidor verdadeiro de Jesus Cristo. Preze pela doutrina bíblica. Se você gosta de ouvir na sua casa as músicas do Voz da Verdade e já tem maturidade espiritual para isso, tranquilo. Agora tome cuidado para não ser persuadido pelo falso ensino deles e evite tocar as músicas do grupo na igreja, onde há muitas pessoas novas na fé que podem facilmente serem enganadas por heresias.

 

Tome cuidado não só com eles. Análise tudo aquilo que você ouve. Algumas músicas, por exemplo, dos Thalles e dos irmãos Valadão são edificantes, outras são superficiais e antropocêntricas. Não deixe que sua admiração por uma pessoa ou grupo supere seu compromisso com a palavra de Deus. Fiquemos espertos. Maranata.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Unicismo