Translate this Page
ONLINE
1




Conheça os 9 Dons do Espírito Santo

Embora no movimento pentecostal se fale muito de dons do Espírito Santo pouco ainda se sabe sobre eles no nosso meio. Aliás, no meio cristão em geral pouco se sabe sobre o assunto de maneira precisa. Tendo em vista esse fato vou tratar neste artigo um pouco sobre cada um dos dons que se encontram em 1 Co. 11:8 ao 11, deixando para outro momento os chamados dons ministeriais de Ef 4:11.

 

É importante lembrar que alguns autores acreditam que a lista de 1 Co. 11:8 ao 11 é exemplificativa e não taxativa, ou seja, podem existir outros dons além daqueles que lá estão colocados. Outros autores acreditam que lá se trata de classes de dons em vez de dons específicos. E há os autores que ensinam que são realmente apenas nove dons específicos do Espírito Santo.

 

Dom do Espírito, segundo o teólogo assembleiano Claudionor de Andrade [1], é um recurso extraordinário que o Senhor Jesus, mediante o Espírito, colocou à disposição da Igreja, para aperfeiçoamento dos santos, multiplicação do conhecimento e de poder do povo de Deus e chamar a atenção dos incrédulos para Deus. Dito isso, passemos para a explicação de cada dom começando pelos denominados dons revelacionais:

 

Palavra de Sabedoria - segundo o teólogo americano Douglas Oss [2], esse dom é uma capacitação sobrenatural dada a um indivíduo para falar com uma percepção dada por Deus ou com uma perspectiva divina para resolver algum problema na igreja. Esse dom é muito importante no aconselhamento e na liderança. Na Bíblia Sagrada temos o exemplo de Salomão que possuía este dom da sabedoria (1 Reis 3:16) e também Estêvão que foi o primeiro mártire da igreja (Atos 6:10). A igreja muitas vezes padece por falta de pessoas com esse dom.

 

Palavra de Conhecimento - novamente segundo o teólogo americano Douglas Oss [3], esse dom seria uma capacitação para que o cristão tenha acesso a informações factuais sobre uma situação ou pessoa na igreja que não foram adquiridas por meios normais [3]. Um exemplo disso seria um pastor que mesmo ninguém tendo contado para ele que determinada pessoa está precisando de uma visita, recebe através da palavra de conhecimento a revelação a cerca dessa pessoa e vai visitá-la para poder ajudá-la. Ora ele recebeu aquela informação não através de meios comuns, mas de forma sobrenatural.

 

Discernimento de Espíritos - é uma capacidade sobrenatural entregue por Deus para que o cristão possa discernir se uma determinada manifestação espiritual é de Deus, do homem ou do Diabo. Esse dom é fundamental em um tempo de tanta confusão espiritual e manipulação existente no meio evangélico. A Bíblia Sagrada nos ensina em 2 Co. 11:14 que o próprio Satanás é capaz de se transformar em anjo de luz. Ser cristão não significa ter fé em tudo que tem por ai, mas ter fé naquilo que está de acordo com a palavra de Deus.

 

Cabe ressaltar que os tais dons devem ser usados com responsabilidade e passados pelo crivo das Escrituras que está acima deles para se evitar heresias e modismos. Além disso, é essencial explicar a respeito dos sonhos e visões que muitos pensam que são dons espirituais. Eu acredito que eles não são dons espirituais, mas alguns dos meios pela qual os dons revelacionais se manifestam. Na parte dois deste artigo trataremos dos dons de alocução (línguas, interpretação e profecia) e dos dons de poder (fé, maravilhas e cura). 

 

Referências

[1] ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 127-128.

[2] OSS, Douglas. Os Dons da Palavra. Obreiro Aprovado. Rio de Janeiro, n. 64, 2014.

[3] OSS, Douglas. Os Dons da Palavra. Obreiro Aprovado. Rio de Janeiro, n. 64, 2014.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

O Que é o Pentecostalismo Clássico?