Translate this Page
ONLINE
4




Aprenda a Curtir Músicas Boas

Música Boas

Pelo menos no Brasil vivemos em uma das piores épocas em questão de música. Infelizmente damos valor a falta de talento e a superficialidade.  É só você lembrar-se do programa do Raul Gil, entre outros programas musicais, que já revelaram dezenas (talvez centenas) de cantores do mais alto nível e você conta nos dedos os que realmente depois obtiveram algum sucesso. Enquanto isso pessoas totalmente sem talento que inventaram um hit, na maioria das vezes sem graça nenhuma, dispararam nas paradas de sucesso. E a música gospel não fica atrás. Qualquer um que tem seus 15 minutos de fama já quer sair por ai se dizendo cantor gospel, mesmo sem ter vocação e não conhecer nada de música. É meu irmão isso é Brasil, mas antes que você queira me bater (risos) deixo claro que embora sejam parte minoritária existem ainda bons cantores.

 

Outro ponto importante a se distinguir é o adorador do cantor profissional. Uma coisa é alguém que canta de vez enquanto na igreja. Ele é um adorador e não há problema em ele cantar desde que ensaie bem antes. Isso até eu me arrisco a fazer. Agora se ele quer cantar para multidões ou gravar cd e sair por ai se dizendo cantor gospel, é necessário um mínimo de preparação. Apesar de cantar não chego a dizer que sou cantor. Já pregador arrisco a me considerar, pois estudei Teologia e me envolvo com isso de alguma forma desde a infância (além do mais em certo sentido todo cristão é um pregador). Se você possui algum chamado ou exerce alguma função na igreja, é essencial que você se dedique a crescer nisso que você está fazendo dentro de suas possibilidades. Deus abomina que sua obra seja feita relaxadamente (Jr 48:10).

 

Aprender a produzir uma boa música é o primeiro passo para que possamos ouvir boas músicas. Produzindo música ruim não tem como ter senso crítico para curtir músicas boas. Passado esse primeiro passo é preciso tomar cuidado com as músicas seculares. Não sou radical ao ponto de dizer que todas as músicas seculares são mundanas. Já falei sobre isso nesse vídeo aqui. Existe algo na Teologia chamado graça comum que é capacidade de mesmo pessoas que não conhecem o evangelho produzirem boas músicas e outras coisas boas. Mas o fato é que a maioria são sim mundanas e que a maioria dos adolescentes/jovens não tem maturidade espiritual ainda para discernir entre uma música que edifica e outra que não edifica. Portanto, sempre recomendo que evitem escutar músicas seculares. Você pode estar escutando uma música que possui uma filosofia mundana e gerará o desejo em você de se voltar para o pecado. Já é comprovado cientificamente que a música influencia nosso comportamento.

 

Mesmo dentro da música gospel existem perigos e má qualidade. Alguns cantores gospel hoje possuem um conhecimento bíblico muito parco e dessa forma acabam compondo ou cantando músicas heréticas. A licença poética não serve como desculpa para contrariar verdades bíblicas primordiais. Certa música atual diz: ''Eu tô pagando, eu tô pagando o preço para morar no céu''. Isso é heresia. A santidade é muito importante na vida do cristão, mas vamos para o céu é por causa da obra de Cristo na cruz. Ele pagou o preço (Rm 5:1). A santidade vem depois naturalmente na vida cristão como fruto da salvação e do agir do Espírito Santo. Ninguém paga nada. Como dizia o padre Quevedo isso 'non ecziste'.

 

Por fim, procure ouvir músicas cristocêntricas e não antropocêntricas. Antropocêntricas são aquelas músicas que colocam o homem no centro de tudo geralmente massageando o ego dele. São músicas que dizem que somos lindos, fofos, vitoriosos, imbatíveis e que não pegamos doenças, mas que não levam a reconhecermos nossos pecados e a engrandecer a Deus. Músicas cristocêntricas são aquelas que reconhecem nossa dependência a Deus e colocam Cristo como figura principal de tudo. Essas despertam em nos a espiritualidade certa e levam a reflexão se temos dado valor a todo o amor expresso por Cristo na cruz do calvário.

 

Curta nossas página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionado

Posso Assistir Todo Tipo de Filme?