Translate this Page
ONLINE
1




A Bíblia Está Ultrapassada?

A Bíblia Sagrada é a regra de fé e prática do cristão. Nela se encontram os ensinamentos dos profetas, apóstolos e do Senhor Jesus Cristo. Mas por ela ter sido escrita há bastante tempo muitos a tem desprezado. Não conseguem entender como um livro antigo pode reger suas vidas nas pós-modernidade. Recentemente até um homem que se diz pastor abriu uma igreja onde a homossexualidade não é considerada pecado com o argumento de que a Bíblia é antiga. Outros usam isso para dizerem que podem continuar bebendo e se prostituindo. Já que a Bíblia foi escrita num outro tempo e se tivesse sido escrita hoje, segundo eles, não condenaria tais práticas. Vamos, então, fazer uma analise pra saber se isso é verdade.

 

O primeiro ponto que tem que ser visto é o objeto da Bíblia. Ou seja, aquilo que ela trata. A Bíblia não trata de biologia, física, computação, nanotecnologia e química. Ela trata do homem (em sentido genérico) e de aproximar este de Deus, valores espirituais. Ora, ciências como computação e física mudam, mas o homem e Deus não. Pegue um homem de 3 de mil anos atrás e um de hoje, verá que os dois desejam poder, mulheres, honra e riquezas. Os dois necessitam da graça e misericórdia de Deus. E Deus também não muda, é imutável (Ml 3-6).  Uma pessoa que esta sofrendo mergulhada no pecado, pode ler na Bíblia que Deus não aprova, por exemplo, sua conduta de alcoolismo.  E ao ver isso pedi perdão e lutar para deixar o alcoolismo. Ela esta se aproximando de Deus. É um exemplo clássico de como a Bíblia ainda é atual e não tem nada de ultrapassada.

 

Alguns incrédulos (ateus militantes, humanistas e ativistas gays) gostam de atacar a Bíblia usando justamente este truque. Fingem não saber que a Bíblia é livro espiritual e a tratam como se fosse um livro de ciências. Dizem por exemplo que nos tempos bíblicos se andava de cavalos e hoje temos o avião, por isso ela não pode ser levada a sério. Dizer isso é claramente cometer uma fraude e para refutar basta enfatizar, conforme explicado, que a Escritura é livro espiritual e não de ciências que muda toda hora.

 

Se a Bíblia Sagrada não é um livro ultrapassado, quer dizer que tudo que se tem nela é pra ser aplicado nos dias de hoje? Óbvio que não. ''Não matarás'' e ''não roubarás'' são princípios aplicáveis na atualidade, deixar de comer carne de porco não é mais válido. Para sabermos o que vale pros dias de hoje é preciso um estudo aprofundado, levando em conta os contextos e se utilizando de ferramentas como exegese e hermenêutica que tratam da interpretação bíblica. Devemos lembrar da mudança de alianças, que muita coisa da Lei Mosaica não foi absorvida pela Lei da Graça (Hb 7-18 e 19). Entretanto, ainda existe muita coisa na Bíblia Sagrada que é aplicável na atualidade. Amar ao próximo, não se prostituir, não se embebedar, não matar, amar a Deus e não ser mentiroso são exemplos de valores aplicáveis no presente tempo.

 

Não se intimide se alguém disser para você que a Bíblia é ultrapassada. Embora essa palavra       ''ultrapassada'' cause  um certo efeito psicológico, a analise racional da Escritura a coloca como manual espiritual e de vida para o homem de qualquer tempo. Não se impressione com essa violência verbal e desmascare o truque. Como diz o salmista, a palavra de Deus é luz para os nossos caminhos.

 

Curta nossa página e acompanhe nossas publicações:

Ministério Jovens Pregadores

 

Conteúdo Relacionad

08 Dicas para Você Entender a Bíblia